Altas Habilidades/Superdotação e tecnologias digitais

superando desafios na sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5453

Palavras-chave:

altas habilidades/superdotação, desafios, educação inclusiva.

Resumo

A identificação de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) é primordial para desenvolver suas potencialidades. O objetivo deste estudo é analisar os desafios dos docentes na identificação de estudantes com AH/SD e o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para enriquecimento curricular. Essa investigação se efetivou por meio da pesquisa de campo, abordagem qualitativa, com objetivos descritivos e análise de conteúdo. Os dados revelaram que os principais desafios dos docentes na inclusão dos estudantes com AH/SD referem-se: à ausência de formação e capacitação; à falta de conhecimento e compreensão sobre as características específicas dos estudantes, o que promove a dificuldade na percepção dos docentes das características de AH/SD dos estudantes; à falta de tempo e recursos, aliada à sobrecarga de trabalho; ao pouco domínio no uso das tecnologias digitais para enriquecer a aula. Ressalta-se, portanto, que o papel dos docentes é imprescindível no reconhecimento e enriquecimento curricular dos estudantes com AH/SD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Fabiana Silva Azevedo Travaglia, Universidade Estadual do Paraná - campus Apucarana

Possui graduação em Letras Português e Inglês pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí. Mestranda em Educação Inclusiva - Profei Unespar. Atualmente é professora na Educação Especial atuando na Secretaria de Educação do Estado do Paraná na Sala de Recursos Multifuncional e Professora Formadora no programa Formadores em Ação componente curricular Educação Especial.

Eromi Izabel Hummel, Universidade Estadual do Paraná - Campus Apucarana

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste Paulista e Administração pela Faculdade Pitágoras. Especialização em Novas Mídias Rádio e TV pela Universidade Regional de Blumenau. Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus Marília. Professora Associada no Colegiado de Pedagogia e no Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) da Universidade do Estadual do Paraná - Campus Apucarana.

Publicado

2024-09-23

Como Citar

TRAVAGLIA, Fabiana Silva Azevedo; HUMMEL, Eromi Izabel. Altas Habilidades/Superdotação e tecnologias digitais: superando desafios na sala de aula. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024038, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5453. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/5453. Acesso em: 6 nov. 2024.

Edição

Secção

Dossiê - Processo formativo nas culturas midiática e tecnológica