Altas Habilidades/Superdotação e tecnologias digitais
superando desafios na sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5453Palavras-chave:
altas habilidades/superdotação, desafios, educação inclusiva.Resumo
A identificação de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) é primordial para desenvolver suas potencialidades. O objetivo deste estudo é analisar os desafios dos docentes na identificação de estudantes com AH/SD e o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para enriquecimento curricular. Essa investigação se efetivou por meio da pesquisa de campo, abordagem qualitativa, com objetivos descritivos e análise de conteúdo. Os dados revelaram que os principais desafios dos docentes na inclusão dos estudantes com AH/SD referem-se: à ausência de formação e capacitação; à falta de conhecimento e compreensão sobre as características específicas dos estudantes, o que promove a dificuldade na percepção dos docentes das características de AH/SD dos estudantes; à falta de tempo e recursos, aliada à sobrecarga de trabalho; ao pouco domínio no uso das tecnologias digitais para enriquecer a aula. Ressalta-se, portanto, que o papel dos docentes é imprescindível no reconhecimento e enriquecimento curricular dos estudantes com AH/SD.
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