Análise e (re)estruturação de um plano de aula fundamentado nos princípios do Desenho Universal para Aprendizagem - DUA
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5454Palavras-chave:
desenho universal para aprendizagem, plano de aula de Língua Portuguesa, aprendizado.Resumo
A presente pesquisa tem como proposta a análise e uma possível (re) estruturação de um plano de aula fundamentado nos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), com o objetivo central de verificar se o plano de aula do componente curricular de Língua Portuguesa do 4º ano do Ensino Fundamental I, de uma Escola da Rede Estadual de Ensino localizada no município de Parintins/Amazonas, apresenta alguma característica da abordagem do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e propor alterações. Assim, partindo das investigações realizadas no âmbito da própria escola, intentou-se (re) estruturá-lo de acordo com os princípios do DUA, com a finalidade de tornar o aluno participante do seu próprio aprendizado nas aulas, impactando positivamente no dialógico processo de ensino-aprendizagem. Nossa metodologia se baseou em uma abordagem qualitativa na análise documental e bibliográfica. Por fim, o plano foi (re) estruturado para contribuir com os professores e nortear os planejamentos que atendam à diversidade presente na sala de aula, em uma perspectiva inclusiva, para que todos avancem na sua aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Quaestio - Revista de Estudos em Educação
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .