Uma pedagogia do cuidado
a experiência do guia das escolas cristãs (1721)
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id3712Palavras-chave:
guia das escolas cristãs, pedagogia lassalista, cuidado.Resumo
Esta pesquisa, de caráter bibliográfico, faz uma leitura do Guia das Escolas Cristãs do ponto de vista do cuidado. Tem como objetivo identificar esta dimensão na pedagogia de La Salle. No período em que La Salle viveu se desenvolvia um novo conceito de infância, que não existia na Idade Média. La Salle, nesse contexto, apresenta uma proposta educativa que considera a dimensão do cuidado. Ela transparece, entre outras, nas diversas estratégias apresentadas no Guia das Escolas Cristãs para que os alunos não se afastem da escola; para que permaneçam no bem e evitem o mal; para que desenvolvam a dimensão da solidariedade e cuidem-se uns aos outros. Concluímos que o cuidado é um tema que transcende o próprio Guia das Escolas Cristãs e aparece como um tema transversal em todo o projeto pedagógico de La Salle, chegando ao século XXI como um tema inspirador para a pedagogia contemporânea.
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