Uma pedagogia do cuidado

a experiência do guia das escolas cristãs (1721)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id3712

Palavras-chave:

guia das escolas cristãs, pedagogia lassalista, cuidado.

Resumo

Esta pesquisa, de caráter bibliográfico, faz uma leitura do Guia das Escolas Cristãs do ponto de vista do cuidado. Tem como objetivo identificar esta dimensão na pedagogia de La Salle. No período em que La Salle viveu se desenvolvia um novo conceito de infância, que não existia na Idade Média. La Salle, nesse contexto, apresenta uma proposta educativa que considera a dimensão do cuidado. Ela transparece, entre outras, nas diversas estratégias apresentadas no Guia das Escolas Cristãs para que os alunos não se afastem da escola; para que permaneçam no bem e evitem o mal; para que desenvolvam a dimensão da solidariedade e cuidem-se uns aos outros. Concluímos que o cuidado é um tema que transcende o próprio Guia das Escolas Cristãs e aparece como um tema transversal em todo o projeto pedagógico de La Salle, chegando ao século XXI como um tema inspirador para a pedagogia contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Clóvis Trezzi, Universidade La Salle

Doutor em Educação pela Universidade La Salle de Canoas (RS) e Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (SP); especialista em Ensino Religioso e Pastoral da Educação pela PUC/PR; Graduado em Pedagogia pela UNIMEO/CTESOP e em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (DF). É professor no curso de Pedagogia da Universidade La Salle e Professor nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle de Canoas (RS).

Moyses Romero Borges Oliveira, Colégio La Salle São Carlos

Mestre em Educação pela a Universidade Cidade de São Paulo; Especialista em Educação MBA em Gestão Educacional pelas Faculdades Metropolitanas Unidas FMU; especialista em educação Universidade Cidade de São Paulo; Graduado em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília.

Referências

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015.

BÉDEL, Henri. Orígenes 1651-1726: iniciación a la historia del Instituto de los Hermanos de Las Escuelas Cristianas. Roma, Itália: Hermanos de las Escuelas Cristianas, 1998.

BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano: compaixão pela terra. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

CENCINI, Amedeo; MANENTI, Alessandro. Psicologia e formação: estruturas e dinamismos. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 1988.

CHARTIER, Anne-Marie. Alfabetização e formação dos professores da escola primária. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 8, p. 4-12, 1998. Disponível em: http://anped.tempsite.ws/novo_portal/rbe/rbedigital/RBDE08/RBDE08_03_ANNE-MARIE_CHARTIER.pdf. Acesso em: 14 jul. 2019.

FIÉVET, Michel. Les enfants pauvres à l'école: la révolution scolaire de Jean-Baptiste de La Salle. Paris, França: Imago, 2001.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 42. ed. Petrópolis: Vozes, 2016.

GAUTHIER, Clermont. O século XVII e o nascimento da pedagogia. In: GAUTHIER, Clérmont; TARDIF, Maurice (org.). A pedagogia: teorias e práticas da antiguidade aos nossos dias. Petrópolis: Vozes, 2014. p. 101-127.

GOMES, Paulo César da Costa. Versalhes não tem banheiro: as vocações da geografia cultural. Espaço e Cultura, Rio de Janeiro, n. 19-20, p. 41-49, jan./dez. 2005. Disponível em: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/espacoecultura/article/view/3490/2418. Acesso em: 20 jul. 2019.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HENGEMÜLE, Edgard. Educação lassaliana: que educação? Canoas, RS: Salles, 2007.

LA SALLE, João Batista de. Guia das escolas cristãs. Canoas, RS: Unilasalle, 2012a. (Coleção Obras Completas, v. III).

LA SALLE, João Batista de. Regras comuns dos irmãos das escolas cristãs. Canoas, RS: Unilasalle, 2012b. (Coleção Obras Completas, v. II-A).

LAURAIRE, León. La guía de las escuelas: enfoque diacrónico. Evolución del texto de 1706 a 1916. Roma, Itália: Casa San Juan Bautista de La Salle, 2014. (Col. Cahier Lassalienn, 67).

MANACORDA, Mario Alighiero. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MONDIN, Batista. O homem, quem é ele? Elementos de antropologia filosófica. São Paulo: Paulus, 1980.

MORALES, Alfredo A. Espíritu y vida: el ministerio educativo lasallista. Bogotá, Colombia: Monserrate, 1990.

MORIN, Edgar. O método 6: ética. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2017.

SAVIANI, Dermeval. História da formação docente no Brasil: três momentos decisivos. Educação, Santa Maria, v. 30, n. 2, p. 11-26, 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3735/2139. Acesso em: 14 ago. 2019.

SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. Capitalismo e urbanização. 14. ed. São Paulo, SP: Contexto, 2004.

Publicado

2022-08-05

Como Citar

TREZZI, Clóvis; OLIVEIRA, Moyses Romero Borges. Uma pedagogia do cuidado: a experiência do guia das escolas cristãs (1721). Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 24, p. e022001, 2022. DOI: 10.22483/2177-5796.2022v24id3712. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/3712. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Secção

Dossiê - Educação e Sensibilidade