Os impactos da formação inicial na prática pedagógica de professores principiantes de educação física na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n2p381-402Palavras-chave:
Inserção profissional, Educação Infantil, Desenvolvimento profissional.Resumo
Este trabalho teve como objetivo compreender as influências da formação inicial na prática pedagógica de professores principiantes de Educação Física na educação infantil, tendo como perspectiva o estágio curricular supervisionado (ECS). Optamos pela metodologia de pesquisa qualitativa, utilizando como técnica a entrevista semiestruturada e para a apreciação dos dados foi utilizado a análise de conteúdo. Os participantes dessa pesquisa foram cinco professores de Educação Física em início de carreira, atuantes na educação infantil de uma rede municipal do interior de São Paulo. Aglutinando os dados, organizamos os resultados em um grande eixo: as influências da formação inicial na prática pedagógica do professor principiante. No âmbito do eixo, foram identificados cinco temas, quais sejam: (1) As contribuições da formação inicial para a prática pedagógica do professor principiante; (2) A prática pedagógica no estágio obrigatório, estágio curricular supervisionado e estágio extracurricular: desafios e possibilidades; (3) O PIBID como um programa de indução e inserção profissional na prática pedagógica e; (4) Os limites da formação inicial para a atuação na educação infantil. A conclusão a que chegamos é que, embora os professores reconheçam a formação inicial como base para sua atuação docente, existem lacunas, principalmente no que diz respeito ao ensino da Educação Física na educação infantil, que precisam ser sanadas.
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