A metodologia e os objetivos do Projeto Político Pedagógico do Curso de Especialização em Docência no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id3935Palavras-chave:
educação profissional, PPC, formação docente.Resumo
Diante da complexidade de formar um professor que atue na educação profissional e tecnológica, quais estratégias são necessárias para subsidiar a prática docente em sala de aula? A abordagem didático-pedagógica do Curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica do IFMS câmpus Campo Grande, e os objetivos do Projeto Pedagógico, no ano de 2018, são o objeto dessa pesquisa, com a finalidade de verificar a relação teoria e prática nessa formação, compreendendo os possíveis efeitos na formação do profissional docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, documental. A análise dos planos de ensino compreende um conjunto de diferentes técnicas interpretativas para traduzir e descrever seus objetivos. Entende-se que a articulação entre a teoria e a prática docente está presente em três das doze unidades curriculares, o que pode acarretar uma formação inconsistente, principalmente ao profissional bacharel. Os resultados poderão servir de parâmetros para implementação de ações que possibilitem melhorar a articulação da metodologia do curso à teoria e à prática educacional. As medidas sugeridas são a atualização e reformulação do PPC, no âmbito de fomentar o vínculo da prática docente, de forma que ajuste a teoria à luz da prática escolar, contribuindo para a quebra da dualidade do ensino profissional.
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