Alternância como princípio e forma de organização do trabalho pedagógico no Curso de Licenciatura em Educação do Campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n2p403-422

Palavras-chave:

Educação do campo, Ensino superior, Formação de professores.

Resumo

Este texto analisa desafios e perspectivas da Pedagogia da Alternância desenvolvida no Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), da Universidade Federal do Piauí, e sugere ações que materializem as proposições do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). O artigo é um esforço teórico de análise da experiência desenvolvida, fundamentado nos referenciais da Educação do Campo. Os resultados do estudo apontam para uma dicotomia, na LEdoC, entre os dois tempos formativos que constituem a Pedagogia da Alternância: Tempo Universidade e Tempo Comunidade, apesar de haver possibilidades efetivas de inserção dos estudantes na sua realidade social, no entanto, esta inserção está ligada exclusivamente às atividades do Tempo Comunidade, sem uma integração deste com os estudos realizados no Tempo Universidade. Conclui-se que é necessária a reestruturação da proposta de Alternância do Curso, numa perspectiva integrativa, de forma a viabilizar práticas educativas que fortaleçam os princípios, conceitos e metodologias da Educação do Campo.

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Biografia do Autor

Keylla Rejane Almeida Melo, Universidade Federal do Piauí - Coordenadora do Programa Escola da Terra

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Especialista em Metodologia do Ensino pela Faculdade de Ensino Superior do Piauí - FAESPI. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Professora da Universidade Federal do Piauí, vinculada ao Centro de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Membro do Conselho editorial do periódico Ensino em Revista da Universidade Federal de Uberlândia. Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação do Campo (NUPECAMPO) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Geografia (GEPEGH), da UFU. Temas de interesse: Formação de Professores, Leitura e Escrita, Educação Infantil, Infâncias e Educação do Campo.

Raimunda Alves Melo, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí. Possui Mestrado em Educação pela UFPI. É graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual do Piauí,  graduação em Bacharelado em Teologia pela Faculdade Evangélica do Piaui, graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Evangélica do Piauí. Atualmente é professora assistente da Universidade Federal do Piauí e Coordenadora Institucional do Programa de Iniciação à Docência(PIBID). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação do campo, formação de professores, educação; gestão, formação continuada e alfabetização.

Antônia Dalva França-Carvalho, Universidade Federal do Piauí

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Brasil. Presidente Comissão de Governança PIBID e RP da Universidade Federal do Piauí , Brasil

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Publicado

30-08-2021

Como Citar

MELO, Keylla Rejane Almeida; MELO, Raimunda Alves; FRANÇA-CARVALHO, Antônia Dalva. Alternância como princípio e forma de organização do trabalho pedagógico no Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 23, n. 2, p. 403–422, 2021. DOI: 10.22483/2177-5796.2021v23n2p403-422. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/3938. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Formação de professores