Compreensão docente sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no contexto da Tecnodocência
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n2p361-380Palavras-chave:
Tecnologia, Formação docente., Docência.Resumo
O objetivo do artigo é descrever a compreensão sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação durante o processo de formação inicial de um docente que cursou a disciplina Tecnodocência e seus impactos didático-metodológicos vinculados à sua prática profissional posterior. Desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, com a participação de um professor de matemática e dez alunos do quarto e quinto anos da instituição em que o sujeito da pesquisa leciona, durante os meses de setembro a novembro de 2019. A pesquisa se subdividiu em três fases: planejamento, coleta e análise de dados. Os resultados da pesquisa demonstram que após vivenciar uma experiência tecnodocente, o professor-sujeito passa a compreender novas possibilidades de uso das tecnologias digitais, desprendendo-se das amarras das práticas pedagógicas, exclusivamente expositivas, por meio do uso das ferramentas digitais.
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