Compreensão docente sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no contexto da Tecnodocência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n2p361-380

Palavras-chave:

Tecnologia, Formação docente., Docência.

Resumo

O objetivo do artigo é descrever a compreensão sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação durante o processo de formação inicial de um docente que cursou a disciplina Tecnodocência e seus impactos didático-metodológicos vinculados à sua prática profissional posterior. Desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, com a participação de um professor de matemática e dez alunos do quarto e quinto anos da instituição em que o sujeito da pesquisa leciona, durante os meses de setembro a novembro de 2019. A pesquisa se subdividiu em três fases: planejamento, coleta e análise de dados. Os resultados da pesquisa demonstram que após vivenciar uma experiência tecnodocente, o professor-sujeito passa a compreender novas possibilidades de uso das tecnologias digitais, desprendendo-se das amarras das práticas pedagógicas, exclusivamente expositivas, por meio do uso das ferramentas digitais.

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Biografia do Autor

Danielle Gonzaga da Silva, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal do Ceará (UFC). Integrante do Grupo de Pesquisa em Tecnodocência (GPT) e bolsista ICT-FUNCAP no projeto: Integração entre Tecnologia Digital e Docência: transformações da compreensão do uso das tecnologias digitais na docência por meio do desenvolvimento de Materiais Autorais Digitais Educacionais em contexto interdisciplinar.

Luciana de Lima, Universidade Federal do Ceará

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Ceará - UFC , Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, Especialista em Tecnologia com ênfase em Telemática pelo Centro Federal Tecnológico do Ceará - CEFETCE, Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE e Doutora em Educação, linha Educação, Currículo e Ensino, eixo Ensino de Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFC. Atualmente é professora DE Adjunta da Universidade Federal do Ceará, com lotação no Instituto Universidade Virtual (IUVI). É líder do Grupo de Pesquisa Tecnodocência cadastrado no Diretorio do CNPq. 

Robson Carlos Loureiro, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Pedagogia - Filosofia da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Educação com área de dedicação vinculada a avaliação de softwares educativos pela Universidade Federal do Ceará e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará com o foco de estudos na avaliação das relações interpessoais em comunidades virtuais de aprendizagem. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Ceará - Instituto UFC Virtual. Atua e pesquisa em Filosofia da Tecnologia e Corpo, Tecnologia e Filosofia. Desenvolve pesquisas, formações e atua na área de Tecnodocência, Tem experiência na área de educação, com ênfase em análise de Coesão em Comunidades Virtuais de Aprendizagem. 

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Publicado

30-08-2021

Como Citar

SILVA, Danielle Gonzaga da; LIMA, Luciana de; LOUREIRO, Robson Carlos. Compreensão docente sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no contexto da Tecnodocência. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 23, n. 2, p. 361–380, 2021. DOI: 10.22483/2177-5796.2021v23n2p361-380. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/4060. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Formação de professores