Comprensión del docente del uso de las Tecnologías de la Información y la Comunicación Digitales en el contexto de la Tecnodocencia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n2p361-380

Palabras clave:

Tecnología, Educación del profesorado, Enseñanza

Resumen

El objetivo del artículo es describir la comprensión sobre el uso de las Tecnologías Digitales de la Información y la Comunicación durante el proceso de formación inicial de un docente que cursó la disciplina Tecnodocencia y sus impactos didáctico-metodológicos vinculados a su práctica profesional posterior. Se desarrolló una investigación descriptiva, con la participación de un docente de matemáticas y diez alumnos de cuarto y quinto año de la institución donde imparte la asignatura de investigación, de septiembre a noviembre de 2019. La investigación se dividió en tres fases: planificación, recopilación y análisis de datos. Los resultados de la investigación demuestran que luego de vivir una experiencia tecno-didáctica, el docente-sujeto comienza a comprender nuevas posibilidades de uso de las tecnologías digitales, desprendiéndose de las limitaciones de las prácticas pedagógicas exclusivamente expositivas mediante el uso de herramientas digitales.

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Biografía del autor/a

Danielle Gonzaga da Silva, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal do Ceará (UFC). Integrante do Grupo de Pesquisa em Tecnodocência (GPT) e bolsista ICT-FUNCAP no projeto: Integração entre Tecnologia Digital e Docência: transformações da compreensão do uso das tecnologias digitais na docência por meio do desenvolvimento de Materiais Autorais Digitais Educacionais em contexto interdisciplinar.

Luciana de Lima, Universidade Federal do Ceará

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Ceará - UFC , Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, Especialista em Tecnologia com ênfase em Telemática pelo Centro Federal Tecnológico do Ceará - CEFETCE, Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE e Doutora em Educação, linha Educação, Currículo e Ensino, eixo Ensino de Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFC. Atualmente é professora DE Adjunta da Universidade Federal do Ceará, com lotação no Instituto Universidade Virtual (IUVI). É líder do Grupo de Pesquisa Tecnodocência cadastrado no Diretorio do CNPq. 

Robson Carlos Loureiro, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Pedagogia - Filosofia da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Educação com área de dedicação vinculada a avaliação de softwares educativos pela Universidade Federal do Ceará e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará com o foco de estudos na avaliação das relações interpessoais em comunidades virtuais de aprendizagem. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Ceará - Instituto UFC Virtual. Atua e pesquisa em Filosofia da Tecnologia e Corpo, Tecnologia e Filosofia. Desenvolve pesquisas, formações e atua na área de Tecnodocência, Tem experiência na área de educação, com ênfase em análise de Coesão em Comunidades Virtuais de Aprendizagem. 

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Publicado

2021-08-30

Cómo citar

SILVA, Danielle Gonzaga da; LIMA, Luciana de; LOUREIRO, Robson Carlos. Comprensión del docente del uso de las Tecnologías de la Información y la Comunicación Digitales en el contexto de la Tecnodocencia. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 23, n. 2, p. 361–380, 2021. DOI: 10.22483/2177-5796.2021v23n2p361-380. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/4060. Acesso em: 12 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê - Formação de professores