Interfaces de um ensino pautado na escuta sensível
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4165Palavras-chave:
escuta sensível, ensino aprendizagem, pesquisa qualitativa.Resumo
Este artigo constitui um recorte da dissertação de mestrado que abordou a escuta sensível nas práticas de ensino de uma professora ao ensinar. Nele expõe-se de que forma a professora pesquisada efetiva essa prática e suas contribuições para a aprendizagem dos estudantes. A problemática levantada é a seguinte: Como a escuta sensível se apresenta no processo de ensino e aprendizagem de uma professora em atuação? O objetivo elencado é investigar a escuta sensível como ação mediadora nas práticas de ensino. Dessa forma, explicita-se como se deu o processo metodológico de coletas de dados. Escolheu-se a abordagem qualitativa para realizar a pesquisa, com aproximação do estudo de caso. Conforme evidenciado na pesquisa, a escuta sensível efetivada pela professora contribuiu para que os estudantes durante o ano letivo conseguissem manter um bom relacionamento e aprender de forma que incentivasse o protagonismo dos mesmos. Com base na escuta sensível, a professora realiza seu planejamento de forma a atender às especificidades pedagógicas de cada estudante, respeitando-os nas suas particularidades e formas diferentes de aprender.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Quaestio - Revista de Estudos em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .