Interfaces de um ensino pautado na escuta sensível
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4165Palavras-chave:
escuta sensível, ensino aprendizagem, pesquisa qualitativa.Resumo
Este artigo constitui um recorte da dissertação de mestrado que abordou a escuta sensível nas práticas de ensino de uma professora ao ensinar. Nele expõe-se de que forma a professora pesquisada efetiva essa prática e suas contribuições para a aprendizagem dos estudantes. A problemática levantada é a seguinte: Como a escuta sensível se apresenta no processo de ensino e aprendizagem de uma professora em atuação? O objetivo elencado é investigar a escuta sensível como ação mediadora nas práticas de ensino. Dessa forma, explicita-se como se deu o processo metodológico de coletas de dados. Escolheu-se a abordagem qualitativa para realizar a pesquisa, com aproximação do estudo de caso. Conforme evidenciado na pesquisa, a escuta sensível efetivada pela professora contribuiu para que os estudantes durante o ano letivo conseguissem manter um bom relacionamento e aprender de forma que incentivasse o protagonismo dos mesmos. Com base na escuta sensível, a professora realiza seu planejamento de forma a atender às especificidades pedagógicas de cada estudante, respeitando-os nas suas particularidades e formas diferentes de aprender.
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