O aprender a ser professora na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n2p585-602Palavras-chave:
Professora iniciante, Educação infantil, Dificuldades e desafios.Resumo
O artigo apresenta um recorte de pesquisa cujo objetivo foi analisar o processo de iniciação à docência de professoras de Educação Infantil identificando suas dificuldades e desafios. De cunho qualitativo, utilizou como instrumento para a coleta de dados a entrevista semiestruturada com cinco professoras iniciantes de um Centro de Educação Infantil da rede privada da cidade de Campo Grande/MS. Os resultados da pesquisa indicam como maiores dificuldades o gestar o trabalho da rotina diária com as crianças pequenas, como a troca de fraldas, o choro, as mordidas, a alimentação, o banho, o domínio da sala e o planejamento das atividades. Em contrapartida, ressaltaram o bom clima escolar existente na instituição educativa pesquisada. Esse apoio é decisivo para as professoras se sentirem pertencentes ao espaço institucional, motivando-as a vencer as dificuldades e permanecer na profissão.
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