Alinhando os tijolos
pilares da identidade profissional do professor
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4614Palavras-chave:
identidade profissional, formação docente, prática educativa.Resumo
O presente trabalho tem como tema a construção da identidade profissional do professor, tendo como objetivo investigar o conceito, as características da identidade profissional do professor e os aspectos que influenciam em sua construção. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica, na qual foram elencadas as principais concepções dos autores pesquisados, definidos conceitos-chave e desenvolvidas reflexões nessa premissa. Os autores para este estudo foram selecionados com vistas a alcançar os objetivos elencados. Os resultados apontaram a identidade como uma construção constante, tendo início antes da formação inicial, percorrendo a formação inicial, a prática (e as reflexões sobre a prática), juntamente com as formações continuadas. Além disso, concluiu-se que não existe professor “ideal” e nem modelo único de identidade. Desta forma, a identidade profissional docente se transforma ao longo de sua formação e não ficar estagnada, mas se adequa ao meio.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Emanuelly Wouters Silva, Jaqueline do Espírito Santo Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .