Alinhando os tijolos
pilares da identidade profissional do professor
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4614Palavras-chave:
identidade profissional, formação docente, prática educativa.Resumo
O presente trabalho tem como tema a construção da identidade profissional do professor, tendo como objetivo investigar o conceito, as características da identidade profissional do professor e os aspectos que influenciam em sua construção. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica, na qual foram elencadas as principais concepções dos autores pesquisados, definidos conceitos-chave e desenvolvidas reflexões nessa premissa. Os autores para este estudo foram selecionados com vistas a alcançar os objetivos elencados. Os resultados apontaram a identidade como uma construção constante, tendo início antes da formação inicial, percorrendo a formação inicial, a prática (e as reflexões sobre a prática), juntamente com as formações continuadas. Além disso, concluiu-se que não existe professor “ideal” e nem modelo único de identidade. Desta forma, a identidade profissional docente se transforma ao longo de sua formação e não ficar estagnada, mas se adequa ao meio.
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