Sinal de alerta
experiências educacionais no contexto de pandemia da COVID-19 nos municípios de Sorocaba e Votorantim/SP
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4951Palavras-chave:
formação docente, organização curricular, pandemia COVID-19.Resumo
Este estudo apresenta experiências de dois sistemas públicos municipais de ensino do interior paulista no contexto pandêmico da COVID-19, que teceram ações educacionais para minimizar os impactos ocasionados pela suspensão das aulas nas etapas de distanciamento social - analisando, entre elas, a formação contínua dos professores como eixo comum em seus processos de reorganização e prática curricular. A metodologia utilizada é composta de pesquisa documental e relatos de professores quanto às possibilidades formativas ofertadas e atividades curriculares. Os resultados apontam que cada município construiu soluções, de acordo com suas peculiaridades, na condução de práticas necessárias na Educação Básica, traçando diversidades e semelhanças em suas ações educativas. Os espaços formativos foram de suma importância ao aprendizado coletivo, reestruturação curricular e trocas de experiências entre os professores nesta fase conturbada na qual a educação brasileira vivenciou no período pandêmico, quando o ensino remoto e o uso das tecnologias foram desafios para educadores desses municípios.
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Copyright (c) 2023 Adilene Ferreira Carvalho Cavalheiro, Rosa Aparecida Pinheiro, Renata Cristina Rogich Merighi
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