Sinal de alerta
experiências educacionais no contexto de pandemia da COVID-19 nos municípios de Sorocaba e Votorantim/SP
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4951Palavras-chave:
formação docente, organização curricular, pandemia COVID-19.Resumo
Este estudo apresenta experiências de dois sistemas públicos municipais de ensino do interior paulista no contexto pandêmico da COVID-19, que teceram ações educacionais para minimizar os impactos ocasionados pela suspensão das aulas nas etapas de distanciamento social - analisando, entre elas, a formação contínua dos professores como eixo comum em seus processos de reorganização e prática curricular. A metodologia utilizada é composta de pesquisa documental e relatos de professores quanto às possibilidades formativas ofertadas e atividades curriculares. Os resultados apontam que cada município construiu soluções, de acordo com suas peculiaridades, na condução de práticas necessárias na Educação Básica, traçando diversidades e semelhanças em suas ações educativas. Os espaços formativos foram de suma importância ao aprendizado coletivo, reestruturação curricular e trocas de experiências entre os professores nesta fase conturbada na qual a educação brasileira vivenciou no período pandêmico, quando o ensino remoto e o uso das tecnologias foram desafios para educadores desses municípios.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Adilene Ferreira Carvalho Cavalheiro, Rosa Aparecida Pinheiro, Renata Cristina Rogich Merighi
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .