Inclusão na Educação Superior
formação inicial e continuada dos docentes
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5271Palavras-chave:
inclusão, formação docente, educação superior.Resumo
O artigo discute a formação de docentes na Educação Superior, destacando a carência na capacitação para a inclusão de estudantes com deficiência, especialmente obtida pela conclusão de bacharéis e tecnólogos. Utilizando de um recorte da dissertação de mestrado de uma das autoras, aprovada pelo comitê de ética e pesquisa, tem-se como objetivo analisar a formação inicial e continuada de onze docentes que atuavam com estudantes com deficiência em um centro universitário privado do estado de São Paulo, por meio de uma entrevista semiestruturada. Os resultados mostram que a maioria dos docentes entrevistados possuía formação inicial em cursos de bacharelado e tecnológicos, sem a devida preparação pedagógica para a inclusão, resultando em práticas educativas inadequadas. Enfatiza-se, assim, a necessidade de uma formação sólida e contínua, que inclua disciplinas teóricas e práticas visando à qualificação de docentes críticos e reflexivos, capazes de implementar práticas para um ensino de qualidade e equidade.
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