Inclusão na Educação Superior

formação inicial e continuada dos docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5271

Palavras-chave:

inclusão, formação docente, educação superior.

Resumo

O artigo discute a formação de docentes na Educação Superior, destacando a carência na capacitação para a inclusão de estudantes com deficiência, especialmente obtida pela conclusão de bacharéis e tecnólogos. Utilizando de um recorte da dissertação de mestrado de uma das autoras, aprovada pelo comitê de ética e pesquisa, tem-se como objetivo analisar a formação inicial e continuada de onze docentes que atuavam com estudantes com deficiência em um centro universitário privado do estado de São Paulo, por meio de uma entrevista semiestruturada. Os resultados mostram que a maioria dos docentes entrevistados possuía formação inicial em cursos de bacharelado e tecnológicos, sem a devida preparação pedagógica para a inclusão, resultando em práticas educativas inadequadas. Enfatiza-se, assim, a necessidade de uma formação sólida e contínua, que inclua disciplinas teóricas e práticas visando à qualificação de docentes críticos e reflexivos, capazes de implementar práticas para um ensino de qualidade e equidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Eliane Aparecida Piza Candido, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui graduação em Matemática e pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais. Especialização em Ensino da Matemática, Metodologia do Ensino a Distância, Educação Especial Geral pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais. Mestrado em Educação Escolar pelo Programa de Pós-Graduação da UNESP - Araraquara. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar na Unesp – Araraquara. Atua como orientadora educacional e professor e professor-tutor nas disciplinas de matemática dos cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância.

Mariana Garcia Delgado, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Campus Araraquara. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar pela UNESP, Campus Araraquara. Professora na Cooperativa Educacional de São Carlos nas áreas de Educação Infantil e Educação Especial E e na Escola Municipal Professora Vera Helena Trinta Pulcinelli na área do Ensino Fundamental - Anos Iniciais.

Relma Urel Carbone Carneiro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Mestrado em Ciências: Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade de São Paulo. Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Livre Docente em Educação Especial pela Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara. Docente do Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara com atuação no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar.

Publicado

2024-09-30

Como Citar

CANDIDO, Eliane Aparecida Piza; DELGADO, Mariana Garcia; CARNEIRO, Relma Urel Carbone. Inclusão na Educação Superior: formação inicial e continuada dos docentes. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024045, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5271. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/5271. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Secção

Artigos de Demanda