PROJETO DE VIDA E FORMAÇÃO DOS JOVENS NO NOVO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5303

Palavras-chave:

novo ensino médio, contrarreformas educacionais, projeto de vida.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o componente curricular Projeto de Vida em uma escola- piloto de Santa Catarina, considerando as experiências de estudantes e professores da primeira turma concluinte do Novo Ensino Médio (NEM) nessa instituição. A pesquisa foi qualitativa e baseou-se na análise de documentos e entrevistas semiestruturadas realizadas com 12 jovens e três docentes. Os resultados indicam que, no NEM, o Projeto de Vida articula-se ao protagonismo juvenil e ao empreendedorismo, visando a adequar os jovens às mudanças do capitalismo flexível. Dessa forma, destacam-se as dimensões pessoais e profissionais do Projeto de Vida, direcionadas ao autoconhecimento e à capacidade de fazer escolhas e se tornar empreendedor. Entretanto, estudantes e professores, ainda que apontem incoerências a respeito do Projeto de Vida e do NEM, ressaltam a sua positividade no sentido de orientar os jovens quanto à vida pessoal e profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandra Carlesso Carneiro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Possui Graduação em Ciências 1º E 2º grau, com habilitação plena em matemática pela Faculdades Reunidas de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas de Palmas - FACEPAL e Curso de Especialização em: Ensino da Matemática, pelas Faculdades Integradas de Palmas - FACIPAL. Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Suely Aparecida Martins, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina, Mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas  e Doutorado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão.

Downloads

Publicado

25-02-2025

Como Citar

CARNEIRO, Alexandra Carlesso; MARTINS, Suely Aparecida. PROJETO DE VIDA E FORMAÇÃO DOS JOVENS NO NOVO ENSINO MÉDIO. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025002, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5303. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/5303. Acesso em: 9 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda