PROJETO DE VIDA E FORMAÇÃO DOS JOVENS NO NOVO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5303Palavras-chave:
novo ensino médio, contrarreformas educacionais, projeto de vida.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar o componente curricular Projeto de Vida em uma escola- piloto de Santa Catarina, considerando as experiências de estudantes e professores da primeira turma concluinte do Novo Ensino Médio (NEM) nessa instituição. A pesquisa foi qualitativa e baseou-se na análise de documentos e entrevistas semiestruturadas realizadas com 12 jovens e três docentes. Os resultados indicam que, no NEM, o Projeto de Vida articula-se ao protagonismo juvenil e ao empreendedorismo, visando a adequar os jovens às mudanças do capitalismo flexível. Dessa forma, destacam-se as dimensões pessoais e profissionais do Projeto de Vida, direcionadas ao autoconhecimento e à capacidade de fazer escolhas e se tornar empreendedor. Entretanto, estudantes e professores, ainda que apontem incoerências a respeito do Projeto de Vida e do NEM, ressaltam a sua positividade no sentido de orientar os jovens quanto à vida pessoal e profissional.
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