CLUBE DE CIÊNCIAS NO BRASIL
DESAFIOS E POSSIBILIDADES VIVENCIADAS NO PERÍODO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5355Palavras-chave:
clubes de ciências, ensino remoto emergencial, estratégias didáticas.Resumo
Os Clubes de Ciências podem ser compreendidos como espaços não formais que apresentam relação direta com o ensino formal e que contribuem para aquisição de conhecimentos científicos, sociais e culturais, através de estratégias didáticas diversas. Com a pandemia, provocada pelo COVID-19 alguns clubes não funcionaram, outros adaptaram suas atividades para que pudessem funcionar no formato remoto. O objetivo central desta pesquisa é analisar as ações de clubes desenvolvidas ao longo de 2020 e 2021, procurando conhecer as estratégias didáticas, tipos de aulas utilizadas, bem como, os desafios enfrentados. Para tanto, elaborou-se um questionário online que foi disponibilizado para professores atuantes em Clubes no Brasil. A partir de análises qualitativas, identificamos que muitas estratégias utilizadas no presencial foram mantidas, com algumas adaptações. Os principais desafios vivenciados estão relacionados à manutenção da frequência, protagonismo, interesse e motivação dos clubistas. Além disso, novas propostas foram pensadas especialmente para enfrentar os desafios propostos pelo Ensino Remoto Emergencial (ERE).
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