CLUBE DE CIÊNCIAS NO BRASIL

DESAFIOS E POSSIBILIDADES VIVENCIADAS NO PERÍODO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5355

Palavras-chave:

clubes de ciências, ensino remoto emergencial, estratégias didáticas.

Resumo

Os Clubes de Ciências podem ser compreendidos como espaços não formais que apresentam relação direta com o ensino formal e que contribuem para aquisição de conhecimentos científicos, sociais e culturais, através de estratégias didáticas diversas. Com a pandemia, provocada pelo COVID-19 alguns clubes não funcionaram, outros adaptaram suas atividades para que pudessem funcionar no formato remoto. O objetivo central desta pesquisa é analisar as ações de clubes desenvolvidas ao longo de 2020 e 2021, procurando conhecer as estratégias didáticas, tipos de aulas utilizadas, bem como, os desafios enfrentados. Para tanto, elaborou-se um questionário online que foi disponibilizado para professores atuantes em Clubes no Brasil. A partir de análises qualitativas, identificamos que muitas estratégias utilizadas no presencial foram mantidas, com algumas adaptações. Os principais desafios vivenciados estão relacionados à manutenção da frequência, protagonismo, interesse e motivação dos clubistas. Além disso, novas propostas foram pensadas especialmente para enfrentar os desafios propostos pelo Ensino Remoto Emergencial (ERE).

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Biografias Autor

Fernanda de Jesus Costa, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduada em Ciências Biológicas com bacharelado e licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Mestre em Ensino de Ciências, Doutora em Educação ambos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós Doutora em Educação (Clube de Ciências). É professora da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité, atuando no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e  no Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI. Além disso, atua como coodernadora do Clube de Ciências BIOTEC. Desenvolve atividades de pesquisa e extensão relacionadas com Clube de Ciências.

Eliane Ferreira de Sá, Universidade do Estado de Minas Gerais

Possui licenciatura em Física e Ciências pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caratinga. Mestre em Educação e Especialista em Ensino de Ciências também pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Educação, Pós-doutorado em Educação com ênfase no estudo da multimodalidade e Pós-doutorado em Educação com ênfase na educação do campo, ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora do Mestrado Profissional Educação e Docência da UFMG - PROMESTRE e professora de cursos de graduação da UEMG.

Publicado

2025-02-25

Como Citar

COSTA, Fernanda de Jesus; SÁ, Eliane Ferreira de. CLUBE DE CIÊNCIAS NO BRASIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES VIVENCIADAS NO PERÍODO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025001, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5355. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/5355. Acesso em: 9 mar. 2025.

Edição

Secção

Artigos de Demanda