EXPLORANDO A AMBIGUIDADE LEXICAL DE TERMOS TÉCNICOS EM PROBABILIDADE

O CONCEITO DA PALAVRA “ACASO” POR ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5380

Palavras-chave:

linguagem probabilística, ensino fundamental, análise textual multivariada.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar a linguagem utilizada por alunos do nono ano do Ensino Fundamental por meio do conhecimento do dia a dia e/ou do que aprenderam na escola referente ao significado da palavra “Acaso” e associar aos significados teóricos e práticos da Teoria da Probabilidade e traçar estratégias para ensinar esse conceito. Realizou-se análises textuais, do tipo exploratório, de abordagem qualitativa e quantitativa em questionário disponibilizado no Google Forms, por meio do software IraMuTeQ (Interface R para Texto Multidimensional e Análise de Questionário) na qual utilizou-se análises de similitude. A ambiguidade lexical encontrada refere-se à linguagem cotidiana, mostrando uma complexidade linguística que relaciona múltiplos significados e, sentidos, em múltiplos contextos. Considera-se que esta informação é necessária para permitir a geração de material didático que favoreça a evolução construtiva destas concepções para formas mais elaboradas para o ensino de conceitos probabilísticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Universidade Federal do ABC

Possui graduação em Ciências Estatísticas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas, Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica de Brasília, Mestrado em Pesquisa Operacional pelo Instituto Militar de Engenharia, Doutorado em Educação (Didática, Práticas Escolares e Técnicas de Ensino) pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor Associado IV do curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Matemática, Computação e Cognição e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Ensino e História das Ciências e da Matemática da Universidade Federal do ABC - UFABC (linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem). 

Anneliese de Oliveira Lozada, Universidade Federal do ABC

Possui graduação em Engenharia Elétrica/Eletrônica pelo Centro Universitário da FEI e Licenciatura Plena em Matemática, Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática pela Universidade Federal do ABC. Doutoranda em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC, integra o GEEM (Grupo de Estudos em Educação Estatística e Matemática - certificado junto ao CNPq) da UFABC.

Downloads

Publicado

28-02-2025

Como Citar

OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de; LOZADA, Anneliese de Oliveira. EXPLORANDO A AMBIGUIDADE LEXICAL DE TERMOS TÉCNICOS EM PROBABILIDADE: O CONCEITO DA PALAVRA “ACASO” POR ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025008, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5380. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/5380. Acesso em: 9 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda