EXPLORANDO A AMBIGUIDADE LEXICAL DE TERMOS TÉCNICOS EM PROBABILIDADE
O CONCEITO DA PALAVRA “ACASO” POR ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5380Palavras-chave:
linguagem probabilística, ensino fundamental, análise textual multivariada.Resumo
O objetivo deste trabalho foi identificar a linguagem utilizada por alunos do nono ano do Ensino Fundamental por meio do conhecimento do dia a dia e/ou do que aprenderam na escola referente ao significado da palavra “Acaso” e associar aos significados teóricos e práticos da Teoria da Probabilidade e traçar estratégias para ensinar esse conceito. Realizou-se análises textuais, do tipo exploratório, de abordagem qualitativa e quantitativa em questionário disponibilizado no Google Forms, por meio do software IraMuTeQ (Interface R para Texto Multidimensional e Análise de Questionário) na qual utilizou-se análises de similitude. A ambiguidade lexical encontrada refere-se à linguagem cotidiana, mostrando uma complexidade linguística que relaciona múltiplos significados e, sentidos, em múltiplos contextos. Considera-se que esta informação é necessária para permitir a geração de material didático que favoreça a evolução construtiva destas concepções para formas mais elaboradas para o ensino de conceitos probabilísticos.
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