Researches current view national on affectivity and the Physics teaching
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2017v19n3p711-733Abstract
O presente estudo tem como objetivo mapear o estado atual das investigações em afetividade e ensino de Física, para identificar os focos de interesse e apontar questões para futuras pesquisas. Ao total, foram investigados 3.508 artigos e resultados da análise indicaram a existência de nove artigos sobre a temática afetividade e ensino de Física, que foram considerados objetos de estudo. Depois de lidos e analisados, os artigos foram estruturados em categorias, correspondendo às componentes indicadas por Lafortune e Saint-Pierre (1995). Dessa análise, constatou-se que há um reduzido número de estudos na temática e que a prioridade está em investigações no campo da motivação e emoção. Os resultados suscitam investigações futuras referentes à produção internacional e inferem a necessidade de realizar estudos, considerando aspectos como atitudes, atribuição e confiança em si mesmo em relação ao ensino de Física.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .