O IMPACTO DAS GRANDES FRANQUIAS TRANSMIDIÁTICAS SOBRE OS COLETIVOS SOCIAIS DA INTERNET (FANDOM’S)
Abstract
No panorama da convergência de mídias, e associados ao desenvolvimento de uma cultura colaborativa e inteligência coletiva, surgiram e se desenvolveram grandes coletivos sociais na internet, dotados de hierarquias, convenções e relações sociais próprias. No presente artigo, buscamos realizar um estudo de caso acerca da origem, evolução e desenvolvimento do capital emocional em um fandom (fan kingdom) da obra de J.R.R. Tolkien, analisando em particular como este coletivo social é impactado pela correspondente franquia transmidiática de entretenimento. O coletivo selecionado para estudo atua sob o nome de Valinor, e apresenta uma longa trajetória que proporciona ao pesquisador um enfoque diferenciado: tem-se a oportunidade de observar um coletivo social on-line que cresceu em redor da cultura de fã, desenvolve-se e se expande à mercê da influência dos grandes conglomerados financeiros, precisando adequar-se e reorganizar-se internamente em decorrência do crescimento acelerado ocasionado pela publicidade das franquias transmidiáticas, além de como pode se retrair e desempenhar no afastamento desses impactos midiáticos. Em tal atividade, utilizaremos como material de análise, o corpus formado com uma seleção de postagens dos gerenciadores e membros.
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