O IMPACTO DAS GRANDES FRANQUIAS TRANSMIDIÁTICAS SOBRE OS COLETIVOS SOCIAIS DA INTERNET (FANDOM’S)
Resumo
No panorama da convergência de mídias, e associados ao desenvolvimento de uma cultura colaborativa e inteligência coletiva, surgiram e se desenvolveram grandes coletivos sociais na internet, dotados de hierarquias, convenções e relações sociais próprias. No presente artigo, buscamos realizar um estudo de caso acerca da origem, evolução e desenvolvimento do capital emocional em um fandom (fan kingdom) da obra de J.R.R. Tolkien, analisando em particular como este coletivo social é impactado pela correspondente franquia transmidiática de entretenimento. O coletivo selecionado para estudo atua sob o nome de Valinor, e apresenta uma longa trajetória que proporciona ao pesquisador um enfoque diferenciado: tem-se a oportunidade de observar um coletivo social on-line que cresceu em redor da cultura de fã, desenvolve-se e se expande à mercê da influência dos grandes conglomerados financeiros, precisando adequar-se e reorganizar-se internamente em decorrência do crescimento acelerado ocasionado pela publicidade das franquias transmidiáticas, além de como pode se retrair e desempenhar no afastamento desses impactos midiáticos. Em tal atividade, utilizaremos como material de análise, o corpus formado com uma seleção de postagens dos gerenciadores e membros.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .