O IMPACTO DAS GRANDES FRANQUIAS TRANSMIDIÁTICAS SOBRE OS COLETIVOS SOCIAIS DA INTERNET (FANDOM’S)

Autores/as

  • Dafnie Paulino Universidade Estadual de Campinas

Resumen

No panorama da convergência de mídias, e associados ao desenvolvimento de uma cultura colaborativa e inteligência coletiva, surgiram e se desenvolveram grandes coletivos sociais na internet, dotados de hierarquias, convenções e relações sociais próprias. No presente artigo, buscamos realizar um estudo de caso acerca da origem, evolução e desenvolvimento do capital emocional em um fandom (fan kingdom) da obra de J.R.R. Tolkien, analisando em particular como este coletivo social é impactado pela correspondente franquia transmidiática de entretenimento. O coletivo selecionado para estudo atua sob o nome de Valinor, e apresenta uma longa trajetória que proporciona ao pesquisador um enfoque diferenciado: tem-se a oportunidade de observar um coletivo social on-line que cresceu em redor da cultura de fã, desenvolve-se e se expande à mercê da influência dos grandes conglomerados financeiros, precisando adequar-se e reorganizar-se internamente em decorrência do crescimento acelerado ocasionado pela publicidade das franquias transmidiáticas, além de como pode se retrair e desempenhar no afastamento desses impactos midiáticos. Em tal atividade, utilizaremos como material de análise, o corpus formado com uma seleção de postagens dos gerenciadores e membros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Dafnie Paulino, Universidade Estadual de Campinas

Mestranda em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

Cómo citar

PAULINO, Dafnie. O IMPACTO DAS GRANDES FRANQUIAS TRANSMIDIÁTICAS SOBRE OS COLETIVOS SOCIAIS DA INTERNET (FANDOM’S). Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 14, n. 1, 2012. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/787. Acesso em: 6 nov. 2024.