La educación de las mujeres en la ciudad de Ponta Grossa-PR en la Primera República

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id3516

Palabras clave:

educación, mujeres, Ponta Grossa/PR.

Resumen

Este texto pretende detallar la organización escolar de las mujeres en la ciudad de Ponta Grossa-PR, en el contexto de la Primera República brasileña. El estudio se basa en los supuestos teóricos del materialismo histórico-dialéctico, buscando analizar el objeto de investigación en la totalidad de las relaciones políticas, económicas y sociales de la época. Los datos se obtuvieron a través del periódico Diário dos Campos, los Informes de las Secretarías de Gobierno de Paraná y las Leyes y Decretos de educación. El análisis de las fuentes nos permitió comprobar el lento crecimiento de las escuelas públicas en la ciudad y las acentuadas diferencias en la educación de niñas y niños, incluyendo la diferencia de oportunidades de escolarización.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Loraine Lopes de Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), na linha de pesquisa História e Políticas da Educação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa "História, Sociedade e Educação nos Campos Gerais" - PR - HISTEDBR (UEPG). Graduação em História e Bacharelado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE).

Vera Lucia Martiniak, Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, doutora em Educação, na linha de concentração em História, Filosofia e Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG na linha de História e Políticas Educacionais e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas História Sociedade e Educação-HISTEDBR da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. 

Citas

ACERVO DE CONCESSÃO DE TERRAS DE PONTA GROSSA. Casa da Memória de Ponta Grossa. Ponta Grossa, PR: Prefeitura de Ponta Grossa, 21 de janeiro de 1909a.

ACERVO DE CONCESSÃO DE TERRAS DE PONTA GROSSA. Casa da Memória de Ponta Grossa. Ponta Grossa, PR: Prefeitura de Ponta Grossa, 23 de julho de 1909b.

ACERVO DE CONCESSÃO DE TERRAS DE PONTA GROSSA. Casa da Memória de Ponta Grossa. Ponta Grossa, PR: Prefeitura de Ponta Grossa, 26 de fevereiro de 1926.

ALMEIDA, J. S. de. Mulheres na educação: missão, vocação e destino? In: SAVIANI, Dermeval et al. O legado educacional do século XX no Brasil. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2014. p. 55-96.

ALMEIDA, J. S. de. Ler as letras: por que educar meninas e mulheres? Campinas: Autores Associados, 2007.

CHAVES, N. B. Os “problemas citadinos” em uma “cidade civilizada”: estratégias discursivas de um intelectual polivalente no jornal Diário dos Campos - Ponta Grossa (década de 1930). In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA UEPG-UNICENTRO, 2., 2015, Ponta Grossa. Anais [...]. Ponta Grossa: UEPG, 2015. p. 1-12. Tema: Produção e Circulação do Conhecimento Histórico no Século XXI.

CHORNOBAI, G. Q. L. Igreja Católica, educação feminina e cultura escolar em Ponta Grossa (PR): a Escola Normal de Sant’ana (1947-1960). 2022. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2002.

COSTA, E. V. da. Da monarquia à república. 7. ed. São Paulo: UNESP, 1999.

DIÁRIO DOS CAMPOS. Ponta Grossa, ano 8, n. 1193, 24 out. 1914a.

DIÁRIO DOS CAMPOS. Ponta Grossa, ano 8, n. 1223, 30 nov. 1914b.

DIÁRIO DOS CAMPOS. Ponta Grossa, ano 9, n. 1255, 13 jan. 1915.

DIÁRIO DOS CAMPOS. Ponta Grossa, ano 10, n. 1551, 28 jan. 1916a.

DIÁRIO DOS CAMPOS. Ponta Grossa, ano 10, n. 1550, 7 fev. 1916b.

DIÁRIO DOS CAMPOS. Ponta Grossa, ano 10, n. 1556, 3 fev. 1916c.

DIÁRIO DOS CAMPOS. Ponta Grossa, ano 10, n. 1740, 25 set. 1916d.

DIÁRIO DOS CAMPOS. Ponta Grossa, ano 10, n. 1745, 30 set. 1916e.

DIÁRIO DOS CAMPOS. Ponta Grossa, ano 12, n. 2282, 7 jan.1919.

DIÁRIO DOS CAMPOS. Ponta Grossa, ano 14, n. 2959, 28 dez. 1921.

DIÁRIO DOS CAMPOS. Ponta Grossa, ano 15, n. 3046, 19 abr. 1922.

LUPORINI, T. J. Escola Estadual Senador Correia: pioneira da instrução pública em Ponta Grossa. Ponta Grossa: Planeta, 1987.

MARTINIAK, V. L. A formação de professores no Paraná na primeira república: a escola normal primária de Ponta Grossa. Revista História e Ensino, Londrina, v. 24, n. 1, p. 255-282, jan./jun. 2018. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/30205. Acesso em: 01 maio 2021.

MARTINIAK, V. L. Processo histórico de institucionalização das primeiras escolas agrícolas nos Campos Gerais-PR. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.

OLIVEIRA, J. C. de. Educadores Ponta-Grossenses: 1850-1950. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2002.

PARANÁ. Decreto nº 93, de 11 de março de 1901. Regulamento da Instrucção Publica do Estado do Paraná. Curitiba: Tipografia d’A República, 1901.

PARANÁ. Regulamento orgânico da escola pública do Paraná. Paraná: Congresso Legislativo do Estado, 1910.

PARANÁ, Relatório apresentado ao Exmo. Dr. Francisco Xavier da Silva, Presidente do Estado do Paraná pelo Coronel Luiz Antônio Xavier, Secretário d’Estado dos Negócios do Interior, Justiça e Instrução Pública. Curitiba: Tipografia d’A República, 1908. 1v.

PARANÁ. Relatório do Secretário do Estado dos Negócios do Interior, Justiça e Instrução Pública, Dr. Bento José Lamenha Lins apresentado ao Vice Presidente do Estado. Curitiba: Tipografia d’A República, 1907.

PARANÁ. Relatório apresentado ao Exmo. Snr. Dr. Diretor Geral da Instrução Publica pelo Inspetor Escolar da Capital, 19 de dezembro de 1907. Relatório apresentado ao Exmo. Snr. Joaquim Monteiro de Carvalho e Silva, Vice Presidente do Estado do Panará, pelo Bacharel Bento José Lamenha Lins, Secretario d´Estado dos Negócios do Interior, Justiça e Instrucção Publica. Curitiba: Tipografia d’A República, 1908.

PARANÁ. Decreto nº 710 de 18 de outubro de 1915. Aprovação do Código de Ensino do Estado do Paraná. Curitiba: Tipografia d’A República, 1915.

O PROGRESSO. Ponta Grossa, ano 3, n. 246, 11 jan. 1910a.

O PROGRESSO. Ponta Grossa, ano 3, n. 277, 25 jun. 1910b.

O PROGRESSO. Ponta Grossa, ano 3, n. 357, 31 dez. 1910c.

O PROGRESSO. Ponta Grossa, ano 4, n. 386, 9 mar. 1911a.

O PROGRESSO. Ponta Grossa, ano 5, n. 440, 22 jul. 1911b.

O PROGRESSO. Ponta Grossa, ano 5, n. 544, 4 abr. 1912a.

O PROGRESSO. Ponta Grossa, ano 5, n. 547, 13 abr. 1912b.

O PROGRESSO. Ponta Grossa, ano 6, n. 616, 14 set. 1912c.

REMER, M. M. Z. O ensino secundário público paranaense: o Ginásio Regente Feijó, Ponta Grossa (1927-1961). 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2013.

SAFFIOTI, H. I. B. A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. 3. ed. São Paulo: Expessão Popular, 2013.

TRINDADE, E. M. de C. Clotildes ou Marias: mulheres de Curitiba na Primeira República. Curitiba: Fundação Cultural, 1996.

WACHOWICZ, R. C. História do Paraná. Curitiba: Ed. UEPG, 2010.

Publicado

2022-09-28

Cómo citar

OLIVEIRA, Loraine Lopes de; MARTINIAK, Vera Lucia. La educación de las mujeres en la ciudad de Ponta Grossa-PR en la Primera República. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 24, p. e022023, 2022. DOI: 10.22483/2177-5796.2022v24id3516. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/3516. Acesso em: 9 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos de Demanda