O Coordenador pedagógico no processo de acompanhar, aprender e se (trans)formar junto ao aluno com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4163Palavras-chave:
coordenador pedagógico, educação especial, inclusão.Resumo
No presente artigo pretendemos como objetivo: compreender os processos de (trans)formação do coordenador pedagógico no acompanhamento do aluno com deficiência no contexto da educação especial e inclusiva. Trata-se de um estudo com abordagem de pesquisa qualitativa, utilizando-se os métodos dedutivo-indutivo, e como instrumentos de investigação: a observação participante e o questionário semiestruturado. De acordo com os resultados, as reflexões evidenciam que os Coordenadores Pedagógicos sentem dificuldades por falta de formação continuada para eles e os professores; não sabem como desenvolver estratégias metodológicas e didáticas que ajudem na aprendizagem dos alunos; falta apoio por parte da Secretaria Municipal de Educação, família e da escola para o acompanhamento dos alunos deficientes que possa favorecer no desenvolvimento social, afetivo e cognitivo. Além disso, as reflexões do estudo demonstram que para essas profissionais, a inclusão nos contextos educacionais e formativos contribui com a inserção, permanência e desenvolvimento social e educacional das pessoas com deficiência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Joelson de Sousa Morais, Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .