Um estudo teoria ator-rede sobre a formação inicial de professores de ensino de ciências

uma mina de ouro e as possibilidades para uma educação antirracista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4855

Palavras-chave:

formação inicial de professores, teoria ator-rede, educação antirracista.

Resumo

O texto apresentado se fundamentou em um estudo ator-rede e investigou processos de mobilização entre professores em formação de um subprojeto do PIBID de uma universidade no interior de Minas Gerais a partir da execução de uma oficina colaborativa. Ao longo de seis encontros, uma rede sociotécnica foi traçada com diversos actantes. Neste texto, trazemos um recorte da rede originada no quinto e sexto encontro, no qual pudemos observar as associações e translações entres os atores humanos e não humanos a partir das dúvidas expressas pelos pibidianos. A visita à mina de ouro do séc. XVIII juntamente com a atividades de elaboração de uma sequência didática geraram conflitos quando uma expectativa de uma abordagem antirracista foi agregada a discussão. Em nossos resultados, constatamos que a oficina colaborativa atuou na produção de híbridos, além de evidenciar o quanto o currículo eurocêntrico prescritivo é forte e como ainda atua como um referencial na formação de professores.

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Biografia do Autor

Ingriddy Nathaly Santos Moreira , Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Graduada em Ciências Biológicas (UFOP), Mestre em Ensino de Ciências (UFOP). Atualmente é doutoranda em Educação Científica, Matemática e Tecnológica pela Faculdade de Educação da USP. Durante a caminhada acadêmica teve a oportunidade, na graduação, de participar do PIBID por um ano, programa com financiamento CAPES. Após esse período, foi bolsista FAPEMIG por um ano como IC na área de botânica, e bolsista PIC-UFOP por um ano na área de microbiologia e biologia molecular. No mestrado estudou sobre a formação inicial de professores e as questões étnico-raciais, se debruçando sobre a Teoria Ator-Rede.

Fábio Augusto Rodrigues e Silva , Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor associado, nível I, do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas da Universidade Federal de Ouro Preto. 

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Publicado

05-12-2022

Como Citar

MOREIRA , Ingriddy Nathaly Santos; SILVA , Fábio Augusto Rodrigues e. Um estudo teoria ator-rede sobre a formação inicial de professores de ensino de ciências: uma mina de ouro e as possibilidades para uma educação antirracista. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 24, p. e022046, 2022. DOI: 10.22483/2177-5796.2022v24id4855. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/4855. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Educação em ciências e justiça social: interfaces com a formação docente e as práticas educativas