Formação do pesquisador em contexto de pandemia
reflexões sobre o ensino remoto na pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4950Palavras-chave:
pesquisa em educação, formação do pesquisador, ensino remoto.Resumo
Este artigo analisa a relação entre a formação do pesquisador em nível de pós-graduação em contexto de pandemia e como este tem se organizado na UFPA e seus campi. A metodologia desta pesquisa foi orientada pelo Materialismo Histórico-Dialético com Abordagem Qualitativa, tendo como procedimento técnico o Estudo de Caso. Os resultados da pesquisa explicitam que 72% dos(as) discentes tiveram que alterar/adaptar o método da pesquisa durante a pandemia, além de dificuldades de acesso às tecnologias e à internet que os estudantes enfrentam. Conclui-se que essa formação online dificulta aos alunos construírem as condições de apropriação e efetivação do arcabouço teórico, metodológico e técnico, intrínseco à indissociável relação estabelecida entre a teoria e a prática na pesquisa científica.
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Copyright (c) 2023 Elielson Farias dos Prazeres, João Batista do Carmo Silva, Benilda Miranda Veloso Silva
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