Formação EaD e presencial
desempenho dos cursos de Educação Física no ENADE
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id5181Palavras-chave:
educação física, educação a distância, ENADE, formação profissional.Resumo
Neste artigo objetivou-se analisar o desempenho dos estudantes dos cursos de bacharelado em Educação Física do Brasil no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) no ano de 2019. O estudo de cunho crítico-descritivo incluiu o levantamento informações na base de dados de 508 cursos de graduação que participaram da avaliação. Os resultados apontam um processo de expansão da oferta de cursos na modalidade EaD, concentrados em oligopólios privados. Tais instituições apresentaram, majoritariamente, desempenhos insatisfatórios no ENADE, quando comparadas com cursos presenciais públicos e privados. Conclui-se que a formação do Bacharel em Educação Física em cursos na modalidade EaD continua distante da almejada para uma atuação que contemple a omnilateralidade.
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