A presença dos pressupostos freireanos em cursos de Pedagogia a distância em instituições públicas do Estado do Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5192

Palavras-chave:

presença freireana, cursos de pedagogia em instituições públicas, educação à distância.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar a presença de pressupostos freireanos em cursos de Pedagogia a distância no estado do Rio Grande do Sul. Tratou-se de uma pesquisa desenvolvida a partir dos Projetos Pedagógicos de Cursos de instituições públicas do estado. Utilizando a Análise Textual Discursiva, identificamos algumas aproximações teórico-metodológicas com o pensamento freireano. Os documentos sinalizaram a importância de considerar a realidade dos educandos, entretanto não adentram em questões de como transformá-la. Ademais, percebemos sintonia com o referencial de Paulo Freire pela adoção de uma concepção progressista de educação, todavia não foi possível identificar como essa realidade tem sido trazida para dentro dos cursos.

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Biografia do Autor

Diuliana Nadalon Pereira, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Doutoranda e Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria. Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo (GEPECiD) e desenvolve pesquisas na área de Educação com ênfase em Educação em Ciências. 

Caroline Côrtes Lacerda, Instituto Federal Farroupilha - IFFar

Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI campus Santiago. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS (2013). Doutora em Educação e Ciências: Química da vida e saúde -UFSM. 

 

Cristiane Muenchen , Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Educação e Licenciada em Física pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professora Associada nível 3, da área de Ensino de Física e dos Programas de Pós-Graduação: Educação em Ciências - Química da Vida e Saúde (PPGECQVS) e Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF), da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

28-05-2024

Como Citar

PEREIRA, Diuliana Nadalon; LACERDA, Caroline Côrtes; MUENCHEN , Cristiane. A presença dos pressupostos freireanos em cursos de Pedagogia a distância em instituições públicas do Estado do Rio Grande do Sul. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024006, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5192. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/5192. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda