A presença dos pressupostos freireanos em cursos de Pedagogia a distância em instituições públicas do Estado do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5192Palavras-chave:
presença freireana, cursos de pedagogia em instituições públicas, educação à distância.Resumo
O presente estudo teve como objetivo identificar a presença de pressupostos freireanos em cursos de Pedagogia a distância no estado do Rio Grande do Sul. Tratou-se de uma pesquisa desenvolvida a partir dos Projetos Pedagógicos de Cursos de instituições públicas do estado. Utilizando a Análise Textual Discursiva, identificamos algumas aproximações teórico-metodológicas com o pensamento freireano. Os documentos sinalizaram a importância de considerar a realidade dos educandos, entretanto não adentram em questões de como transformá-la. Ademais, percebemos sintonia com o referencial de Paulo Freire pela adoção de uma concepção progressista de educação, todavia não foi possível identificar como essa realidade tem sido trazida para dentro dos cursos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Quaestio - Revista de Estudos em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .