Um panorama do diálogo em sala de aula
revisão sistemática de literatura
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5268Palavras-chave:
diálogo , aprendizagem , educação.Resumo
Trata-se de uma revisão sistemática de literatura com o objetivo de identificar publicações que evidenciam experiências de diálogo entre professor/a e estudantes de anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, realizou-se buscas de artigos científicos na base de dados ProQuest, na Biblioteca Virtual Scielo, no catálogo de periódicos da Períodos da Capes. Foram compilados 441 artigos relevantes, desses, 13 foram selecionados de acordo com os critérios de inclusão definidos para o estudo. Os resultados apontam o diálogo como importante no processo de desenvolvimento e aprendizagem dos/as estudantes, e a maioria destaca a função mediadora do/a professor/a na relação dialógica. Entretanto, há lacunas no aprofundamento teórico sobre as experiências de diálogo na sala de aula.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Quaestio - Revista de Estudos em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .