Um panorama do diálogo em sala de aula

revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5268

Palavras-chave:

diálogo , aprendizagem , educação.

Resumo

Trata-se de uma revisão sistemática de literatura com o objetivo de identificar publicações que evidenciam experiências de diálogo entre professor/a e estudantes de anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, realizou-se buscas de artigos científicos na base de dados ProQuest, na Biblioteca Virtual Scielo, no catálogo de periódicos da Períodos da Capes. Foram compilados 441 artigos relevantes, desses, 13 foram selecionados de acordo com os critérios de inclusão definidos para o estudo. Os resultados apontam o diálogo como importante no processo de desenvolvimento e aprendizagem dos/as estudantes, e a maioria destaca a função mediadora do/a professor/a na relação dialógica. Entretanto, há lacunas no aprofundamento teórico sobre as experiências de diálogo na sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdirene Luiz Gonçalves, Universidade de Brasília - UnB

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar do Instituto de Psicologia - UnB. Mestre em Ciências da Educação. Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino; Orientação Educacional e Gestão Escolar; Psicopedagogia com ênfase em educação inclusiva e Psicopedagogia clínica. Graduada em Pedagogia e em Filosofia. Professora efetiva da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Sandra Ferraz Castillo Dourado Freire, Universidade de Brasília - UnB

Professora da Universidade de Brasília na área de Psicologia da Educação. Graduada em Pedagogia - UnB, Mestrado em Educação pela Michigan State University, e Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, UnB. Pós-doutorado no Linnaeus Centre for Research on Learning, Interaction and Mediated Communication in Contemporary Society (LinCS), Gothenburg University (Suécia).

Downloads

Publicado

19-07-2024

Como Citar

GONÇALVES, Valdirene Luiz; FREIRE, Sandra Ferraz Castillo Dourado. Um panorama do diálogo em sala de aula: revisão sistemática de literatura . Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024013, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5268. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/5268. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda