Tecnologias digitais no apoio à aprendizagem de crianças e jovens com câncer

um mapeamento sistemático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5280

Palavras-chave:

tecnologia, câncer infantojuvenil, educação.

Resumo

Este mapeamento sistemático identifica e analisa pesquisas nacionais e internacionais para compreender que tipo de aprendizagem está sendo buscada em intervenções com recursos tecnológicos digitais no apoio a jovens em tratamento oncológico. A metodologia utilizada foi a seguinte: definição das questões de pesquisa, string e critérios de inclusão e exclusão. A busca foi realizada no Portal de Periódicos da Capes. Após os filtros de inclusão e exclusão, oito trabalhos foram selecionados. Os resultados demonstram que as pesquisas abordam a aprendizagem focada em aspectos de saúde, com predominância do uso de jogos digitais e da abordagem teórica baseada em mHealth. Assim, foi possível identificar potencialidades de desenvolvimento de pesquisa no contexto da aprendizagem escolar dos pacientes.

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Biografia do Autor

Paulo Ricardo dos Santos, Universidade Feevale

Mestrando em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale. Licenciado em Letras - Português & Inglês pela Universidade Feevale.

Débora Nice Ferrari Barbosa, Universidade Feevale

Mestre e doutora em Ciência da Computação pela UFRGS. Pesquisadora no PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale.  Bolsista de Produtividade DT 1D CNPq.

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Publicado

19-07-2024

Como Citar

SANTOS, Paulo Ricardo dos; BARBOSA, Débora Nice Ferrari. Tecnologias digitais no apoio à aprendizagem de crianças e jovens com câncer: um mapeamento sistemático. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024014, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5280. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/5280. Acesso em: 6 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda