O discurso e o ensino no campo da linguagem e a formação dos sujeitos aprendentes
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5286Palavras-chave:
linguagem, ensino, formação.Resumo
O objetivo deste ensaio é discutir a inserção da docência no campo discursivo e como ela é apreendida pelos sujeitos aprendentes, uma vez que é recoberta por códigos que precisam ser significados e ressignificados nas práticas sociais. Para este estudo, inicialmente, contaremos com as contribuições teóricas de Fairclough, Orlandi, Perisse, Sacristán e Pérez Gómez, entre outros. Parte-se da premissa de que o ensino não é um processo neutro e, portanto, sua ação pode resultar na manutenção ou transformação de uma realidade. É de extrema importância para a formação dos sujeitos aprendentes e, quando localizada na forma de prática discursiva, pode ser ministrada para a acomodação dos sentidos ou para seu aperfeiçoamento. O ensino é a fonte que lança as palavras e, com total segurança, elas podem mudar a história, e porque não o dizer, consequentemente, mudar o homem em suas relações consigo mesmo, com os outros e com o mundo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Quaestio - Revista de Estudos em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .