PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE CIÊNCIA E INFORMAÇÃO DIGITAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE UBÁ/MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5306

Palavras-chave:

ciência, análise textual discursiva, percepção de professores.

Resumo

Neste estudo, foi investigada a percepção de professores do ensino fundamental sobre a relação entre ciência, informação e consumo de conteúdo científico digital em uma escola de Ubá. A pesquisa utilizou a Análise Textual Discursiva (ATD), com suporte do software Iramuteq®. Ficou evidente que os professores possuem uma visão limitada e estereotipada da ciência e dos cientistas, associando-os principalmente à pesquisa em laboratórios. Essa percepção reflete a predominância do método indutivista e resulta em uma compreensão fragmentada do papel da ciência na sociedade. Essas descobertas destacam a necessidade de uma educação científica crítica, que supere estereótipos e promova o diálogo entre cientistas e a sociedade. Além disso, enfatiza-se a importância de políticas públicas e projetos voltados à educação científica, visando aumentar a conscientização pública sobre a ciência, combater a desinformação e enfrentar os desafios contemporâneos. Tais iniciativas são essenciais para promover o avanço científico em um mundo cada vez mais complexo.

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Biografia do Autor

Puebla Cassini-Vieira , Universidade do Estado de Minas Gerais

Possui graduação em Enfermagem pela FASEH, mestrado em Biologia Celular e Estrutural Aplicada pela UFU e doutorado em Biologia Celular pela UFMG, com período sanduíche na Universidade de Harvard. Professor titular da Universidade do Estado de Minas Gerais e titular do curso de Medicina do Centro Universitário Governante Ozanam Coelho (UNIFAGOC). 

Fabiano Eloy Atílio Batista, Universidade do Estado Minas Gerais

Possui graduação em Design de Moda, pela Faculdade Estácio de Sá - Juiz de Fora. Bacharelado em Ciências Humanas, pelo Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora. Licenciatura em Pedagogia, pela Universidade de Franca. Licenciatura em Artes Visuais, pelo Centro Universitário UNINTER. Mestre e Doutor em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (PPGED-UFV). Professor do curso de Design na Universidade do Estado de Minas Gerais - Campus Ubá (UEMG - Ubá).

Rayane Cristina de Mello Benhame, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Mestranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).  

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Publicado

26-02-2025

Como Citar

CASSINI-VIEIRA , Puebla; BATISTA, Fabiano Eloy Atílio; BENHAME, Rayane Cristina de Mello. PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE CIÊNCIA E INFORMAÇÃO DIGITAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE UBÁ/MG. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025003, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5306. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/5306. Acesso em: 9 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda