PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE CIÊNCIA E INFORMAÇÃO DIGITAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE UBÁ/MG
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5306Palavras-chave:
ciência, análise textual discursiva, percepção de professores.Resumo
Neste estudo, foi investigada a percepção de professores do ensino fundamental sobre a relação entre ciência, informação e consumo de conteúdo científico digital em uma escola de Ubá. A pesquisa utilizou a Análise Textual Discursiva (ATD), com suporte do software Iramuteq®. Ficou evidente que os professores possuem uma visão limitada e estereotipada da ciência e dos cientistas, associando-os principalmente à pesquisa em laboratórios. Essa percepção reflete a predominância do método indutivista e resulta em uma compreensão fragmentada do papel da ciência na sociedade. Essas descobertas destacam a necessidade de uma educação científica crítica, que supere estereótipos e promova o diálogo entre cientistas e a sociedade. Além disso, enfatiza-se a importância de políticas públicas e projetos voltados à educação científica, visando aumentar a conscientização pública sobre a ciência, combater a desinformação e enfrentar os desafios contemporâneos. Tais iniciativas são essenciais para promover o avanço científico em um mundo cada vez mais complexo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Puebla Cassini-Vieira , Fabiano Eloy Atílio Batista, Rayane Cristina de Mello Benhame

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .