PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE CIÊNCIA E INFORMAÇÃO DIGITAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE UBÁ/MG
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5306Palavras-chave:
ciência, análise textual discursiva, percepção de professores.Resumo
Neste estudo, foi investigada a percepção de professores do ensino fundamental sobre a relação entre ciência, informação e consumo de conteúdo científico digital em uma escola de Ubá. A pesquisa utilizou a Análise Textual Discursiva (ATD), com suporte do software Iramuteq®. Ficou evidente que os professores possuem uma visão limitada e estereotipada da ciência e dos cientistas, associando-os principalmente à pesquisa em laboratórios. Essa percepção reflete a predominância do método indutivista e resulta em uma compreensão fragmentada do papel da ciência na sociedade. Essas descobertas destacam a necessidade de uma educação científica crítica, que supere estereótipos e promova o diálogo entre cientistas e a sociedade. Além disso, enfatiza-se a importância de políticas públicas e projetos voltados à educação científica, visando aumentar a conscientização pública sobre a ciência, combater a desinformação e enfrentar os desafios contemporâneos. Tais iniciativas são essenciais para promover o avanço científico em um mundo cada vez mais complexo.
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