Ensino Técnico no Estado de São Paulo

um mapeamento do eixo tecnológico ‘Informação e Comunicação’ entre os anos 2000-2023

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5313

Palavras-chave:

educação profissional e tecnológica, políticas educacionais, CEETEPS.

Resumo

O texto tem por objetivo mapear a oferta de cursos técnicos no Eixo Tecnológico ‘Informação e Comunicação’ (IC), de 2000 a 2023, o segundo eixo mais presente nas escolas técnicas estaduais (Etec) do Estado de São Paulo, instituições públicas ligadas ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Por meio de pesquisa documental de caráter exploratório, reconhece a condição das matrículas e a demanda, na série histórica traçada entre o primeiro semestre de 2000 e 2023. Destaca-se a elevação contínua da oferta e demanda nos cursos do eixo tecnológico. As matrículas no período tiveram uma variação percentual de 381,6% e foram identificados aspectos como a proporcionalidade das matrículas por curso, modalidade de oferta, relação candidato/vaga, gênero e a distribuição deste atendimento nas diferentes regiões administrativas do Estado. Ao debater o cenário, suscita-se a possibilidade de aperfeiçoamento e ampliação das políticas públicas para a educação profissional na área, com a redistribuição regional de vagas, políticas de inclusão, afirmação, igualdade e permanência para a variedade de público.  

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Biografia do Autor

Paulo Constantino, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Possui Pós-doutorado em Educação pela Universidade Aberta de Portugal, Doutorado em Educação pela UNESP Marília, Mestrado em Educação pela UNESP - Marília, e Graduação em Música pela UEL - Londrina. Professor e pesquisador no Departamento de Educação da UNESP - Universidade Estadual Paulista / FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente. 

Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Universidade Nove de Julho

Pós-Doutoramento na Universidade Aberta - Portugal, UAB-PT, Portugal. Doutora em Educação e Currículo pela PUC/SP. Mestre e Pedagoga pela Faculdade de Ciências e Tecnologia Unesp/Campus de Presidente Prudente/SP. Atualmente é docente/pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE e Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais - PROGEPE, ambos vinculados à Universidade Nove de Julho - UNINOVE. 

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Publicado

23-08-2024

Como Citar

CONSTANTINO, Paulo; TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima. Ensino Técnico no Estado de São Paulo: um mapeamento do eixo tecnológico ‘Informação e Comunicação’ entre os anos 2000-2023. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024025, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5313. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/5313. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda