Ensino Técnico no Estado de São Paulo
um mapeamento do eixo tecnológico ‘Informação e Comunicação’ entre os anos 2000-2023
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5313Palavras-chave:
educação profissional e tecnológica, políticas educacionais, CEETEPS.Resumo
O texto tem por objetivo mapear a oferta de cursos técnicos no Eixo Tecnológico ‘Informação e Comunicação’ (IC), de 2000 a 2023, o segundo eixo mais presente nas escolas técnicas estaduais (Etec) do Estado de São Paulo, instituições públicas ligadas ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Por meio de pesquisa documental de caráter exploratório, reconhece a condição das matrículas e a demanda, na série histórica traçada entre o primeiro semestre de 2000 e 2023. Destaca-se a elevação contínua da oferta e demanda nos cursos do eixo tecnológico. As matrículas no período tiveram uma variação percentual de 381,6% e foram identificados aspectos como a proporcionalidade das matrículas por curso, modalidade de oferta, relação candidato/vaga, gênero e a distribuição deste atendimento nas diferentes regiões administrativas do Estado. Ao debater o cenário, suscita-se a possibilidade de aperfeiçoamento e ampliação das políticas públicas para a educação profissional na área, com a redistribuição regional de vagas, políticas de inclusão, afirmação, igualdade e permanência para a variedade de público.
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