Impactos e resultados do Programa Nacional de Formação de Professores (PARFOR) na Amazônia amapaense
o caso de uma Universidade Pública
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5335Palavras-chave:
PARFOR, formação de professores, Amapá.Resumo
Neste artigo, analisamos o Programa Nacional de Formação de Professores (PARFOR) como uma política pública de formação de professores e suas implicações no contexto amazônico, em especial na Amazônia amapaense. Nosso objetivo consiste em averiguar como se deu a execução do programa no estado do Amapá no período de 2009 a 2022, e verificar como a Universidade do Estado do Amapá contribuiu para a formação de professores deste estado brasileiro. Para isso, fundamentamo-nos em teóricos que discutem o PARFOR como uma política de formação em larga escala que se desenha conforme a região de seu funcionamento. A investigação foi desenvolvida com abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Entre os resultados, constatamos que o PARFOR tem uma contribuição de cunho quantitativo para a certificação de professores no Amapá, e que a Universidade do Estado do Amapá tem uma contribuição significativa nos dados obtidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Quaestio - Revista de Estudos em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .