Impactos e resultados do Programa Nacional de Formação de Professores (PARFOR) na Amazônia amapaense
o caso de uma Universidade Pública
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5335Palavras-chave:
PARFOR, formação de professores, Amapá.Resumo
Neste artigo, analisamos o Programa Nacional de Formação de Professores (PARFOR) como uma política pública de formação de professores e suas implicações no contexto amazônico, em especial na Amazônia amapaense. Nosso objetivo consiste em averiguar como se deu a execução do programa no estado do Amapá no período de 2009 a 2022, e verificar como a Universidade do Estado do Amapá contribuiu para a formação de professores deste estado brasileiro. Para isso, fundamentamo-nos em teóricos que discutem o PARFOR como uma política de formação em larga escala que se desenha conforme a região de seu funcionamento. A investigação foi desenvolvida com abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Entre os resultados, constatamos que o PARFOR tem uma contribuição de cunho quantitativo para a certificação de professores no Amapá, e que a Universidade do Estado do Amapá tem uma contribuição significativa nos dados obtidos.
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