Avaliação do impacto de um programa de apoio à transição para vida adulta em Portugal

percepções de empregadores e pessoas com deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5478

Palavras-chave:

inclusão no mercado de trabalho, pessoas com deficiência, transição para a vida adulta.

Resumo

As pessoas com deficiência enfrentam dificuldades significativas na transição para a vida adulta, incluindo obstáculos na educação, empregabilidade, vida independente, desenvolvimento social e acesso a suporte contínuo. Este artigo estuda os benefícios de um programa de apoio a pessoas com deficiência em Portugal, o Programa Sintra Inclui+, com foco na inclusão laboral e comunitária. Foram realizados grupos focais compostos por 13 pessoas com deficiência, as quais receberam apoio do programa, junto a 6 representantes das entidades empregadoras que os acolheram. Os resultados destacam a importância do suporte na promoção do desenvolvimento pessoal, social e profissional dessas pessoas. Os jovens reconheceram não só sua capacidade de aprender funções laborais, mas também de desenvolvimento pessoal e social. Os empregadores destacaram a sua capacidade de aprender e de se adaptar, o que mudou as percepções e expectativas sobre os trabalhadores com deficiência. Esse apoio demonstrou ser essencial para criar perspectivas de futuro mais promissoras, além de reforçar a motivação e a persistência necessárias para a construção de uma carreira profissional e uma vida ativa na comunidade. O estudo sugere que programas dessa natureza são eficazes na promoção da inclusão e autodeterminação das pessoas com deficiência, por isso devem atuar desde cedo na escola e continuar logo após a escolaridade obrigatória. Os resultados são discutidos e são fornecidas as implicações para a prática e a pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia Canha, Universidade de Lisboa

Possui Mestrado em Terapias Comportamentais e Cognitivas. Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa. Desenvolveu um projeto de pós-doutoramento na área da transição para a vida adulta e inclusão comunitária da pessoa com deficiência, numa parceria entre a Faculdade de Medicina e a Faculdade de Motricidade Humana / Universidade de Lisboa, e a Universidade de Wisconsin-Milwaukee.

 

Leonardo Santos de Souza, Universidade do Oeste Paulista - Unoeste

Psicólogo pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Oeste Paulista. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Coordenador Científico Colaborador do Departamento de Psicologia da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. 

Camélia Santina Murgo, Universidade do Oeste Paulista - Unoeste

Possui graduação e licenciatura em Psicologia, Mestrado em Psicologia Escolar e Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Docente titular e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação do Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade do Oeste Paulista, campus Presidente Prudente, SP.

 

 

Publicado

24-10-2024

Como Citar

CANHA, Lúcia; SOUZA, Leonardo Santos de; MURGO, Camélia Santina. Avaliação do impacto de um programa de apoio à transição para vida adulta em Portugal: percepções de empregadores e pessoas com deficiência. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 26, p. e024050, 2024. DOI: 10.22483/2177-5796.2024v26id5478. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/5478. Acesso em: 6 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Processo formativo nas culturas midiática e tecnológica