Avaliação do impacto de um programa de apoio à transição para vida adulta em Portugal
percepções de empregadores e pessoas com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5478Palavras-chave:
inclusão no mercado de trabalho, pessoas com deficiência, transição para a vida adulta.Resumo
As pessoas com deficiência enfrentam dificuldades significativas na transição para a vida adulta, incluindo obstáculos na educação, empregabilidade, vida independente, desenvolvimento social e acesso a suporte contínuo. Este artigo estuda os benefícios de um programa de apoio a pessoas com deficiência em Portugal, o Programa Sintra Inclui+, com foco na inclusão laboral e comunitária. Foram realizados grupos focais compostos por 13 pessoas com deficiência, as quais receberam apoio do programa, junto a 6 representantes das entidades empregadoras que os acolheram. Os resultados destacam a importância do suporte na promoção do desenvolvimento pessoal, social e profissional dessas pessoas. Os jovens reconheceram não só sua capacidade de aprender funções laborais, mas também de desenvolvimento pessoal e social. Os empregadores destacaram a sua capacidade de aprender e de se adaptar, o que mudou as percepções e expectativas sobre os trabalhadores com deficiência. Esse apoio demonstrou ser essencial para criar perspectivas de futuro mais promissoras, além de reforçar a motivação e a persistência necessárias para a construção de uma carreira profissional e uma vida ativa na comunidade. O estudo sugere que programas dessa natureza são eficazes na promoção da inclusão e autodeterminação das pessoas com deficiência, por isso devem atuar desde cedo na escola e continuar logo após a escolaridade obrigatória. Os resultados são discutidos e são fornecidas as implicações para a prática e a pesquisa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Quaestio - Revista de Estudos em Educação
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .