GÊNERO E APRENDIZAGENS

VIVÊNCIAS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIAS EM UM PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5482

Palavras-chave:

aprendizagem, gênero, ensino superior.

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender processos que configuraram a relação com o saber estabelecida por mulheres estudantes do ensino superior, em um período de isolamento social, na transição do ensino presencial para o ensino remoto, em função da covid-19. Como referências teóricas, adotam-se os estudos de gênero e educação, a teoria da relação com o saber, na acepção de Bernard Charlot, e contribuições da geógrafa Doreen Massey. No percurso metodológico do trabalho assume-se o enfoque (auto)biográfico adotado nas pesquisas em educação. O material empírico foi produzido por meio de entrevistas narrativas com três estudantes dos cursos de Pedagogia, Ciências Contábeis e Medicina Veterinária e opera-se, na análise, com o conceito de “lugares-dentro-dos-lugares” de Doreen Massey. Os resultados mostraram que suas vivências e aprendizagens se tecem em práticas de cuidado femininas, que antecedem o contexto da covid-19 e permeiam suas condições de estudantes no ensino superior. O artigo  ressalta as inúmeras sequelas e retrocessos causados pela pandemia da covid-19 no que tange à educação, trabalho, saúde e à busca pela equidade de gênero.

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Biografia do Autor

Karine Keily Rangel Teixeira, Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (Unopar). Especialista em Docência do Ensino Superior (UNIVALE). Mestrado em Gestão Integrada do Território, pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). Atualmente é Pedagoga do Setor de Gestão Pedagógica - GEPE e Professora da Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE.

Maria Celeste Reis Fernandes de Souza, Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE)

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola FAFILE. Mestrado em Ciências de la Educación pelo Instituto Enrique José Varona, Havana. Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais UFMG. Estágio de pós-doutoramento em educação na Universidade Federal de Sergipe UFS. Docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Integrada do Território e do curso de Pedagogia, Univale.

Cristiane Mendes Netto, Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE)

Possui bacharelado em Informática pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialização em Educação a Distância pelo SENAC-RJ. Especialização em Design Instrucional para EaD Virtual pela UNIFEI. MBA em Gestão de Projetos pela Universidade de São Paulo. Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorado em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora na Universidade Vale do Rio Doce – Univale.

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Publicado

16-05-2025

Como Citar

TEIXEIRA, Karine Keily Rangel; SOUZA, Maria Celeste Reis Fernandes de; NETTO, Cristiane Mendes. GÊNERO E APRENDIZAGENS: VIVÊNCIAS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIAS EM UM PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025021, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5482. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/5482. Acesso em: 26 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda