GÊNERO E APRENDIZAGENS
VIVÊNCIAS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIAS EM UM PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5482Palavras-chave:
aprendizagem, gênero, ensino superior.Resumo
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender processos que configuraram a relação com o saber estabelecida por mulheres estudantes do ensino superior, em um período de isolamento social, na transição do ensino presencial para o ensino remoto, em função da covid-19. Como referências teóricas, adotam-se os estudos de gênero e educação, a teoria da relação com o saber, na acepção de Bernard Charlot, e contribuições da geógrafa Doreen Massey. No percurso metodológico do trabalho assume-se o enfoque (auto)biográfico adotado nas pesquisas em educação. O material empírico foi produzido por meio de entrevistas narrativas com três estudantes dos cursos de Pedagogia, Ciências Contábeis e Medicina Veterinária e opera-se, na análise, com o conceito de “lugares-dentro-dos-lugares” de Doreen Massey. Os resultados mostraram que suas vivências e aprendizagens se tecem em práticas de cuidado femininas, que antecedem o contexto da covid-19 e permeiam suas condições de estudantes no ensino superior. O artigo ressalta as inúmeras sequelas e retrocessos causados pela pandemia da covid-19 no que tange à educação, trabalho, saúde e à busca pela equidade de gênero.
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