Formar professores para a inclusão escolar
os cursos de difusão do LEPED
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2024v26id5499Palavras-chave:
formação continuada, recursos tecnológicos , inclusão escolar.Resumo
Este texto apresenta e analisa como o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED) da Faculdade de Educação (FE) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) tem proposto a formação continuada de milhares de professores (e demais interessados) para: esclarecer o direito à educação; demonstrar como a inclusão escolar se realiza nas salas de aula (planejamento, avaliação e outros aspectos relacionados ao ensino e à aprendizagem escolar). O artigo explicita o modo como esses cursos foram idealizados e produzidos como Cursos de Difusão Cultural desde 2018, utilizando a plataforma de Educação a Distância (EaD) da Escola de Extensão da UNICAMP (EXTECAMP). O modo de apresentação dos conteúdos dos cursos; os recursos de acessibilidade presentes em todos os seus módulos e a autoavaliação dos participantes são destacados neste artigo. Todos os cursos se apoiam na ideia de emancipação intelectual dos cursistas para sua realização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Quaestio - Revista de Estudos em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .