Dimensões teóricas da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade

construções conceituais na formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n2p461-482

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade, Formação de professores.

Resumo

O referido artigo constitui-se como desdobramento de uma dissertação de Mestrado em Educação, e tem por objetivo analisar as construções conceituais de docentes acerca da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade no contexto do ensino superior, buscando identificar como estas abordagens são visualizadas enquanto perspectivas no âmbito da formação de professores. A metodologia adotada encaminhou-se por meio de uma abordagem qualitativa, materializada a partir da revisão bibliográfica e a realização de entrevistas semiestruturadas com docentes de um curso de Pedagogia. Os resultados desvelam posicionamentos plurais entre os professores investigados no que se refere à conceituação, os quais referendam duas construções epistemo-metodológicas acerca da interdisciplinaridade: a primeira enfatiza o caráter dialógico e de integração disciplinar, e a segunda assinala a abordagem interdisciplinar como proposta metodológica. No tocante à transdisciplinaridade verifica-se uma lacuna conceitual, sendo enfatizada, como característica significativa, a abertura a múltiplos saberes e sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Juliane Gomes de Sousa, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Tocantins, Brasil. Professora do Magistério Superior da Universidade Federal do Tocantins , Brasil

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Possui graduação em História e graduação em Pedagogia. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco; Doutorado em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós - Doutorado em Educação pela Universidade do Algarve-Portugal. É professora Associado e Bolsista Produtividade do CNPq categoria 2. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, política educacional, profissionalização docente, avaliação institucional, Metodologia de Pesquisa; Estudos contemporâneo. Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do INEP /MEC.É professora na graduação Curso de Jornalismo, no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Ensino de Língua e Literatura. Docente. Também é professora no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação a partir de 2012. 

Referências

ANJOS, Maylta Brandão dos. Interdisciplinaridade na condução docente: impressões a partir da vivência. In: PINHO, Maria José de; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; SUANNO, João Henrique; FERRAZ, Elzimar Pereira Nascimento (org.). Complexidade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na educação superior. Goiânia: Espaço acadêmico, 2015. p. 33-48.

BEHRENS, Marilda Aparecida. Docência universitária no paradigma da complexidade: caminho para visão transdisciplinar. In: MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira; SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de (org.). Formação de professores: elos da dimensão complexa e transdisciplinar. Goiânia: PUC Goiás; Liber Livro Editora, 2012. p. 143-158.

BRASIL. Resolução Nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília: MEC/CNE, 2006.

BRASIL. Resolução Nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: MEC/CNE, 2015.

BOGDAN, R. C.; BIRTEN, S. K. Qualitative research for education: an introduction for to theory and methods. Boston: Allyn and Bacon, 1982.

CARTA DA TRANSDISCIPLNARIDADE. Portugal: Convento da Arrábida, 1994. In: NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: Triom, 1999. p. 147-151.

CRUZ, José Vieira da. O uso metodológico da história oral: um caminho para pesquisa histórica. Fragmenta, Aracaju, 2005.

D´AMBROSIO, Ubiratan. Transdisciplinaridade. 3. ed. São Paulo: Palas Athena, 2012.

D’ ÁVILA, Cristina. Interdisciplinaridade e mediação: desafios no planejamento e na prática pedagógica da educação superior. Revista Conhecimento e diversidade, Niterói, v. 3, n. 6, p. 58-70, jul./dez. 2011.

FAZENDA, Ivani Catarina (org.). Práticas interdisciplinares na escola. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994.

FAZENDA, Ivani Catarina. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2003.

FAZENDA, Ivani Catarina. Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 1998.

GADOTTI, Moacir. Interdisciplinaridade: atitude e método. 1999. Disponível em: http://docplayer.com.br/12565052-Interdisciplinaridade-atitude-e-metodo.html. Acesso em: 20 dez. 2018.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MORAES, Maria Cândida. Da ontologia e epistemologia complexa à metodologia transdisciplinar. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 5, n. 1, p. 1-19, jan./jun. 2015a. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/teri/article/view/36344/18700. Acesso em: 15 ago. 2016.

MORAES, Maria Cândida. Transdisciplinaridade, criatividade e educação: fundamentos ontológicos e epistemológicos. Campinas: Papirus, 2015b.

MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. 16. ed. Campinas, SP: Papirus, 1997.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 9. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

NICOLESCU, Basarab. O Manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: TRIOM, 1999.

PEREIRA, Fabíola Andrade; PINHO, Maria José de Pinho. Política de formação docente do curso de Pedagogia-PARFOR: construindo novas possibilidades. In: NETO; Armindo Quillici Neto; SILVA, Fernanda Duarte Araújo; SOUZA, Vilma Aparecida (org.). Formação de professores: perspectivas e contradições. Uberlândia: Composer, 2015. p. 45-58.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

SUANNO, João Henrique. Escola criativa e práticas pedagógicas transdisciplinares e ecoformadoras. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.

SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Didática e trabalho docente sob a ótica do pensamento complexo e da transdisciplinaridade. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.

SILVA, Jovina da; RAMOS, Maria Monteiro da Silva. Prática pedagógica numa perspectiva interdisciplinar. 2006. Disponível em: https://docplayer.com.br/277398-Pratica-pedagogica-numa-perspectiva-interdisciplinar.html. Acesso em: 20 dez. 2018.

SOMMERMAN, Américo. Inter ou transdisciplinaridade? Da fragmentação disciplinar ao novo diálogo entre os saberes. São Paulo: Paulus, 2006.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Publicado

2021-08-30

Como Citar

SOUSA, Juliane Gomes de; PINHO, Maria José de. Dimensões teóricas da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade: construções conceituais na formação de professores . Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 23, n. 2, p. 461–482, 2021. DOI: 10.22483/2177-5796.2021v23n2p461-482. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/3582. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Secção

Artigos de Demanda