Professores Coordenadores Pedagógicos

um olhar para a atuação e os desafios profissionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n2p483-502

Palavras-chave:

Professor coordenador pedagógico, Atuação profissional, Processos formativos.

Resumo

Este estudo objetivou analisar a atuação dos Professores Coordenadores Pedagógicos, do ensino fundamental II, em uma rede municipal paulista, destacando os desafios ainda encontrados, por esses profissionais, duas décadas após a implementação de suas funções. Por meio de um estudo exploratório-descritivo e questionários aplicados a 7 PCPs no ano de 2017 a pesquisa revelou um perfil de: profissionais experientes na docência; comprometidos com a formação continuada da equipe; defensores do HTPC como o maior espaço de formação e diálogo com os pares; parceiros da gestão da escola. Também revelou desafios no desempenho de suas funções tais como: dificuldade de autonomia devido as imposições políticas; lacunas na formação inicial; necessidade de formação continuada; falta de preparo e insegurança no desempenho do trabalho; desvio de funções; falta de apoio da Secretaria Municipal Educação.

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Biografias Autor

Márcia Regina Onofre, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar-São Carlos

A docente é Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), professora e chefe do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos. É professora do curso de Pedagogia a Distancia da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFSCar) e coordenadora de gestão do PIBID Pedagogia EaD/UFSCar. É pesquisadora e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Formativos e Saberes da Docência da Universidade Federal de São Carlos. 

Carolina Alves Oliveira, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar-São Carlos

Possui graduação em Letras - Alemão pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) e em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos. Mestrado profissional em andamento em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar

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Publicado

2021-08-30

Como Citar

ONOFRE, Márcia Regina; OLIVEIRA, Carolina Alves. Professores Coordenadores Pedagógicos: um olhar para a atuação e os desafios profissionais. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 23, n. 2, p. 483–502, 2021. DOI: 10.22483/2177-5796.2021v23n2p483-502. Disponível em: https://uniso.emnuvens.com.br/quaestio/article/view/3663. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Secção

Artigos de Demanda