Educação e o tempo presente
menos carpe diem, mais alegria na escola
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n1p199-209Palavras-chave:
Educação escolar, Sociedade dos Poetas Mortos, Georges SnydersResumo
Este artigo é um ensaio que, a partir do filme Sociedade dos Poetas Mortos e dos livros Alunos Felizes e A Alegria de Ensinar, busca provocar a reflexão sobre a escola e suas prerrogativas de educar para o pleno desenvolvimento da pessoa, exercício da cidadania e a qualificação profissional. Ao cotejar o sentido de carpe diem – um dos principais mantras do fictício professor Keating – com pressupostos teóricos de Georges Snyders e Rubem Alves a respeito da felicidade e alegria na escola, espera-se revelar elementos para uma necessária axiologia da educação escolar, cada vez mais voltada apenas para aspectos cognitivos, pragmáticos e evidenciados por meio de testes de medidas padrão.
Downloads
Referências
ALVES, R. A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir. Campinas: Papirus, 2001.
ALVES, R. A alegria de ensinar. São Paulo: ARS Poética, 1994.
CARVALHO, R. M. B. de. Georges Snyders: em busca da alegria na escola. Perspectiva, Florianópolis, v. 17, n. 32, p. 151-170, 1999.
DÖPPENSCHMITT, E. O esvaziamento da experiência docente: relatos orais de professores provocados com base na exibição do filme Sociedade dos Poetas Mortos. Cadernos CERU, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 71-84, 2009.
FREINET, C. As técnicas de Freinet da escola moderna. Lisboa: Editorial Estampa, 1975.
McLAREN, P.; LEONARDO, Z. Deconstructing surveillance pedagogy: dead poets society. Studies in the Literary Imagination, Atlanta, v. 31, n. 1, p. 127-147, 1998.
NASCIMENTO, A. S. R. do. Educação e Carpe Diem: reflexões sobre a teoria pedagógica no filme Sociedade dos Poetas Mortos. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, 2003.
NEILL, A. S. Um mestre contra o mundo: o fracasso que floriu numa nova escola. São Paulo: IBRASA, 1978.
OLIVIER, B. The amplification of reason, or the recuperation of imagination: Peter Weir’s Dead Poets Society. South African Journal of Philosophy, África do Sul , v. 20, n. 2, p. 171-190, 2001.
SAVIANI, D. Escola e democracia: para além da “teoria da curvatura da vara”. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 227-239, 2013.
SEREY, T. T. Carpe Diem: lessons about life and management from Dead Poets’ Society. Journal of Management Education, Califórnia, v. 16, n. 3, p. 374-381, 1992.
SNYDERS, G. Alunos felizes: reflexão sobre a alegria na escola a partir de textos literários. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
SOCIEDADE dos Poetas Mortos. Direção de Peter Weir. Burbank. Roteiro de Tom Schulman. Califórnia: Walt Disney Studios, 1989. 1 DVD (2h20min.).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Quaestio - Revista de Estudos em Educação
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .