Concepções de professores de Ensino Médio sobre práticas educativas no contexto das redes sociais virtuais
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id4072Palavras-chave:
práticas educativas, redes sociais, concepções docentes.Resumo
Este estudo objetiva analisar as concepções de cinco professores do ensino médio do Instituto Federal do Piauí, câmpus Valença do Piauí, sobre práticas educativas no contexto das redes sociais virtuais. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa. Utilizou-se de entrevistas com os referidos sujeitos para coleta de dados. A apreciação dos dados fundamentou-se na Análise do Discurso. Percebe-se, por meio das análises, que as práticas educativas escolares reconfiguram-se para mediar as formações dos alunos numa perspectiva multidimensional que engloba as pluralidades das juventudes e os mundos de territorialidades juvenis, em especial, o digital. Constata-se ainda que as propostas pedagógicas devem ser (re)pensadas levando-se em consideração os cenários de relações sociais e possibilidades de aprendizagens que emergem das redes sociais virtuais. Enquanto isso, as práticas docentes necessitam de um caráter intencional, consciente e reflexivo para que se consubstanciem em práticas educativas contribuintes para a formação integral dos educandos das novas gerações.
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